Autores do Barreiro: Armando Sousa Teixeira

Nasceu no Barreiro em 1949, numa família operária e num tempo marcado pela ocupação opressiva da GNR/PIDE e pelos laços de solidariedade tecidos entre as gentes trabalhadoras da vila velha. Fez o curso industrial de Química na Escola Comercial e Industrial Alfredo da Silva (1960-1965), onde mais tarde seria professor, nos anos lectivos de 1975-1980.

 No Instituto Industrial de Lisboa presidiu à Associação de Estudantes nos anos de 1969-1971, tempo de luta contra o regime da ditadura, pela democratização do ensino, pela liberdade, contra a guerra colonial. No Serviço Militar foi afastado do COM e preso em Novembro de 1972, em Moçambique, em pleno teatro de guerra. Torturado pela PIDE em Caxias, foi julgado no Tribunal Plenário da Boa Hora, em Maio de 1973.

 Reincorporado posteriormente e feito prisioneiro militar no Forte da Trafaria, foi despromovido e remobilizado para Moçambique, onde permaneceria com uma comissão agravada de três anos, interrompida pela gloriosa revolução de 25 de Abril de 1974

 Autarca na década de 80, tem três filhos, plantou muitas árvores e terminou em 2010 a carreira profissional de mais de 30 anos como engenheiro químico-industrial na ADP/ ex-CUF/ex-QUIMIGAL.

Livros Publicados: Consultar Ler Livros:

Juventude (Des)inquieta o Desperta da Malta

A Cuf no Barreiro Realidades, Mitos e Contradições

Barreiro Roteiro das Memórias

A I República e o Movimento Operário no Barreiro

Antigamente da Bela Vista Viam-se os Barcos da Muleta

Uma História de Trabalho Resistência e Luta

A Fábrica e a Luta em Construção

A Rua Direita e a Ganilha do lado da Praia

A Indústria e a Luta em
Desenvolvimento

Contos e Cantos do Rio e do Mar