Segundo afirmação em Zurique do Chanceler alemão, “O Mundo está perigoso”. Devemos perguntar o que é que ele considera como perigoso e as origens desse perigo: Será porque os trabalhadores estão revoltados em todo o Mundo? E os capitalistas bilionários estão com receio de perder as suas riquezas acumuladas com os salários não pagos a quem as produziu?
Ou será porque os países que têm dominado o Mundo, incluindo alguns europeus, estão com receio de as suas classes dominantes perderem o domínio econômico mundial para as classes dominantes de outros países, incluindo a perda da comercialização da produção da armas cada vez mais destruidores já armazenadas?
A luta já não é só de classes sociais, passou a ser entre as classes dominantes financeiras e capitalistas de cada país imperialista e subservientes que não querem perder o seu domínio mundial.
O seu abundante capital “precisa ser investido” para continuar a multiplicar-se. O bem da humanidade para si não conta, o que é preciso é obter mais lucros.
Se eles continuarem a desentenderem-se é muito PERIGOSO !
Faustino Dionísio Reis
15 de Fevereiro de 2026

