Antigas Oficinas dos TCB nos anos 70

Os Transportes Coletivos do Barreiro (TCB) foram fundados em 1957 com o objetivo de prestar serviços de transporte coletivo de passageiros na cidade do Barreiro. Inicialmente conhecidos como Serviço de Transportes Coletivos de Pessoas, a empresa foi organizada como um serviço público municipal. Ao longo do tempo, ela passou a ser denominada SMTCB – Serviços Municipalizados de Transportes Coletivos do Barreiro, refletindo sua autonomia enquanto empresa municipal, mas sempre sob a gestão da Câmara Municipal do Barreiro.

Este modelo de exploração pública e municipal dos transportes coletivos rodoviários foi peculiar na região da Grande Lisboa, onde, após a extinção da Rodoviária Nacional em 1995, predominou o modelo de empresas privadas operando os serviços de transporte de passageiros. Esse modelo privado prevaleceu até o final da década de 2010, quando houve um movimento de revisão e reorganização do sistema de transportes na área metropolitana de Lisboa.

A história dos TCB reflete a importância do transporte público como um serviço essencial para a mobilidade urbana, com a cidade do Barreiro sendo uma das poucas a adotar esse modelo de gestão pública em contraste com outras zonas da região, onde as empresas privadas dominaram o setor.