– Tendo em conta que a Russia acabou com o Pacto de Varsóvia em 1990, do qual a Ucrânia fazia parte, ( o equivalente soviético à NATO dos europeus com os EUA) e tendo em conta a entrega nessa data do território da RDA de volta à Alemanha, Pergunta-se:
A invasão da Ucrânia pela Russia deve-se a que objetivos? e Porquê?
- Será porque a Russia queria aumentar o seu território por ele ser escasso, apesar de ser o maior do mundo?
- Será porque a Russia tem um regime capitalista e a Ucrânia tem um regime socialista? ( ambos têm regimes capitalistas)
- Será que a Russia é uma ditadura ? Mas a Russia faz eleições livres para Presidente e para a Assembleia legislativa, havendo partidos e deputados de diversasa forças políticas na sua Assembleia, sendo o Partido Comunista Russo o 2º mais votado, logo a seguir ao partido do Presidente.
- Será que a Ucrânia é uma democracia? Mas a Ucrânia até 2014 tinha um Presidente eleito e uma Assembleia legislativa eleita em eleições livres. Em 2014 depuseram os eleitos, com um golpe militar, e colocaram no poder sem eleições, um novo Presidente (o milionário “rei dos chocolates”), um novo governo e novos deputados na Assembleia , todos da “cor” dele.
- Será que a Ucrânia é uma democracia? quando ilegalizou os sindicatos e os partidos políticos, prendendo os sindicalistas e opositores e incendiando, com coqueteiles molotov, a casa sindical de Odessa quando sindicalistas e maifestantes se refugiaram nela, matando todos os que iam saindo e morrendo os que se atiraram das janelas para não morrerem queimados?
- Será porque desde 2014 existia uma guerra civil na região de Donbasse, Leste da Ucrânia, contra o seu povo russófono com lingua russa e costumes russos, com o objetivo de proibirem o ensino da lingua russa e combaterem com os batalhões Azov (nazis) a vontade de autonomia daquele povo, matando mais de 10.000 pessoas?
- Será porque a Ucrânia estava comprometida com os EUA e a CIA para lá colocarem BASES bélicas da NATO para apertarem o cerco à Russia e a fazerem ajoelhar?
- Não se pode esquecer o que a NATO e EUA fizeram à Juguslávia, só porque era um país neutral não alinhado. Foi simplesmente dizimado e dividido aos bocados, criando um país que não existia, o Kosovo, além de outros em regiões já existentes, fazendo desaparecer a juguslávia do mapa.
São estas interrogações que me fazem pensar que por vezes a realidade não é a que os órgãos de comunicação social e a classe dominante nos querem impingir.
Faustino Dionísio Reis
11/04/2023

