O antigo navio Évora, que ainda navega.

O Navio Évora é uma embarcação histórica que assegurou os serviços fluviais da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses entre o Barreiro e Lisboa, em Portugal, entre 1931 e 1975. Foi a primeira embarcação fluvial em Portugal a utilizar motores a gasóleo, e hélice executadas em aço inoxidável “Krupp“ V2A, providenciando uma viagem mais rápida e confortável do que as antigas embarcações a vapor.

Construído em 1931 nos estaleiros de Kiel (Germania Werft) pela empresa alemã Krupp, o Évora foi pioneiro como o primeiro barco a diesel em Portugal e desempenhou um papel essencial na travessia do Rio Tejo.

O Évora foi remodelado no Século XXI, passando a ter funções turísticas. Em 2017, foi adquirido como meio de investimento e cedida a exploração comercial à Seaventy, uma empresa de eventos náuticos que tem como missão aproximar as pessoas do Mar e desenvolver a Economia do Mar.

Fotografia: Navio Évora ancorado junto á doca da CP, no ano de 1977, e a praia da mercantil com os seus banhistas de circunstância.

texto e foto José Encarnação.