SERÁ QUE HÁ PETRÓLEO NO BARREIRO?

Ah, o Barreiro! Terra de gente trabalhadora, de paisagens deslumbrantes e, quem sabe, de um tesouro escondido nas profundezas da terra: petróleo!

Sim, meus amigos, leram bem. Parece que nos anos 50, alguém teve a brilhante ideia de investigar se o subsolo do Barreiro escondia o ouro negro que poderia impulsionar a economia local e transformar a cidade num novo Dubai.

Imagino a cena: geólogos com seus chapéus e lupas, percorrendo as ruas de terra batida, analisando o solo e fazendo anotações em seus cadernos. De repente, um deles grita: “Eureka! Encontramos petróleo!”

A população em êxtase, imaginando carros luxuosos, mansões e piscinas de petróleo. O Barreiro se transformando num paraíso de riqueza e prosperidade.

Mas, como diz o ditado, “a esperança é a última a morrer”. E, no caso do petróleo no Barreiro, parece que já morreu há muito tempo. As sondagens não encontraram nada além de terra e algumas pedras.

Fim da linha para o sonho de ver o Barreiro nadando em dinheiro? Talvez. Mas quem sabe, um dia, alguém não tenha a ideia de voltar a investigar o subsolo da cidade. Vai-se la saber?

Enquanto isso, resta-nos apreciar a beleza do nosso Barreiro, com suas praias, parques e a simpatia de sua gente. E, quem sabe, um dia, encontrar um poço de petróleo no quintal de casa.