Inês Barahona e Miguel Fragata apresentam “A Caminhada dos Elefantes”

Inês Barahona e Miguel Fragata apresentam “A Caminhada dos Elefantes”

Caminhada dos ElefantesEstreia nacional no Fórum Cultural – Baixa da Banheira

É para o auditório do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, que está marcada, no dia 17 de novembro, pelas 16:00h, a estreia nacional de “A Caminhada dos Elefantes”, um espetáculo de Inês Barahona e Miguel Fragata, co-produzido pela ArtemRede – Teatros Associados, Maria Matos Teatro Municipal, Centro Cultural Vila Flor e Teatro Viriato.

“A Caminhada dos Elefantes” é uma peça de teatro para crianças e famílias em que a morte surge como tema central, desmistificando a forma como é encarada pelas crianças. Pretende proporcionar uma experiência de natureza estética e artística que desencadeie na mente das crianças um processo reflexivo assente na sensibilidade e nas emoções. Procura-se, através do teatro, que as crianças acedam a questões mais complexas e que as possam desconstruir, simplificar e compreender.

Inês Barahona e Miguel Fragata querem contrariar a tendência do tema ser transformado num tabu, como se fosse preferível o silêncio. Em vez do registo de infantilização, exploram o espaço para apresentar, confrontar, questionar conceitos e ideias sobre a morte, sem se afastarem da realidade e dando espaço às crianças para analisarem e desenvolverem uma compreensão pessoal do tema.

“A Caminhada do Elefante” conta a história de um homem e de uma manada de elefantes. Quando o homem morre, os elefantes fazem uma caminhada misteriosa a sua casa, para lhe prestar uma última homenagem: não era um homem qualquer, era um deles. “A Caminhada do Elefante” é sobre a existência, a vida e a morte, e o caminho que todos temos de fazer, um dia, para nos despedirmos de alguém. Um espetáculo que reflete sobre o fim, que é um mistério para todos nós, crianças ou adultos.

As fontes de inspiração para este espetáculo foram várias, nomeadamente os alunos de uma turma do 3º ano da EB Vale da Amoreira n.º1, com quem os criadores tiveram um encontro em setembro. Juntos criaram uma mala de ferramentas para lidar com a morte e encenaram um ritual fúnebre. Estes alunos tiveram também a oportunidade de assistir a um dos vários ensaios que têm estado a decorrer no Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira, assumindo um papel de “críticos” de teatro.

De referir que Inês Barahona e Miguel Fragata escolheram o Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira, e o Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira, para a residência artística da peça “A Caminhada dos Elefantes”.

Este espetáculo de teatro é dirigido a crianças dos 6 aos 11 anos e suas famílias, tem a duração de 50 minutos e uma lotação máxima de 80 pessoas.

Fonte: Câmara Municipal da Moita

You must be logged in to post a comment Login