Portugal está celebrar o 50º aniversário da Revolução dos Cravos, que derrubou o regime autoritário que governava o país desde 1933 e inaugurou uma nova era de liberdade e democracia, vamos recordar os principais acontecimentos e protagonistas desse dia histórico, bem como as suas consequências políticas, sociais e culturais.
As comemorações do 25 de abril no Barreiro são uma forma de homenagear os que lutaram pela liberdade e pela democracia em Portugal. As coletividades e associações do concelho do Barreiro participam ativamente nas atividades culturais, recreativas e cívicas que marcam esta data histórica. As comemorações 50 anos da Revolução de 25 de Abril, que derrubou o regime opressor e inaugurou uma nova era de direitos e deveres para os portugueses, são uma oportunidade para reafirmar os valores da revolução e defender as conquistas alcançadas.
O Barreiro foi um dos palcos privilegiados da revolução e da participação popular. Esta cidade industrial, situada na margem sul do rio Tejo, tinha uma forte tradição de luta operária e sindical, bem como uma importante presença de organizações clandestinas de oposição ao regime, como o Partido Comunista Português (PCP) e a Ação Socialista Portuguesa (ASP). O Barreiro foi também um dos primeiros locais onde se formaram comissões de trabalhadores e de moradores, que reivindicavam melhores condições de vida e de trabalho. As comemorações populares do 25 de abril no Barreiro refletem essa memória coletiva e essa identidade cívica.
A adesão popular ao golpe militar foi imediata e entusiástica. Milhares de pessoas saíram às ruas para apoiar os militares, aclamar a liberdade e exigir mudanças profundas na sociedade portuguesa. Um dos símbolos mais marcantes dessa jornada foi a distribuição de cravos vermelhos pelos soldados e pelos civis, que os colocavam nos canos das espingardas ou nas lapelas dos uniformes. Por isso, a revolução ficou conhecida como a Revolução dos Cravos.
Visitar site sobre o Barreiro 50 anos do 25 de Abril.
You must be logged in to post a comment Login