Entre 26 de novembro e 7 de dezembro, a Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, tem patente ao público a exposição “Cooperar para o Desenvolvimento”.
O Município da Moita é um dos 10 municípios portugueses que integra a Rede de Cooperação Intermunicipal com o Tarrafal, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde, cuja missão é elevar os níveis de vida e de desenvolvimento das populações, tendo por referência os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio. Juntamente com outros municípios, a Moita esteve igualmente na génese da Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento, a nível nacional, cuja finalidade é a partilha de recursos, a uma maior escala, em iniciativas desenvolvidas junto dos municípios dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
No âmbito da Rede de Cooperação Intermunicipal com o Tarrafal, foi recentemente elaborado um Plano Estratégico de Cooperação que define prioridades para a intervenção articulada e multilateral dos municípios associados em rede e que pretende mobilizar recursos junto de todos os agentes e instâncias da sociedade, tornando assim o relacionamento entre territórios e populações mais dinâmico e mutuamente vantajoso.
De referir que além do Tarrafal de Santiago (Cabo Verde), o Município da Moita é ainda geminado com Plaisir (França) e Pinhel, no norte de Portugal, ligações que pretendem desenvolver o intercâmbio e a amizade entre as populações, nas áreas da cultura, da sócio-economia, do turismo, do desporto e da ciência.
A exposição “Cooperar para o Desenvolvimento” pode ser visitada durante o horário normal da biblioteca: de terça-feira a sábado, das 10:00h às 19:00h.
Moita, 19 de novembro de 2013
Câmara Municipal da Moita
You must be logged in to post a comment Login