A Câmara Municipal do Barreiro assinala o Dia Internacional da Mulher com cultura. No sábado, 8 de março, a peça “Coragem hoje, abraços amanhã”, com Joana Brandão & Nova Companhia, integrada na programação do Mês do Teatro, do Barreiro, é a proposta (+INFO: http://www.cm-barreiro.pt/pt/conteudos/noticias+e+eventos/noticias/destaques/mesdoteatro2014.htm). Até dia 12 de março, a sugestão é a Exposição “Sedutoras”, inspirada em Bettie Page, patente ao público até 12 de março, no Espaço J.
Programa
8 de março | 21h30
Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC)
Teatro | Coragem hoje, abraços amanhã | Joana Brandão & Nova Companhia
Direção artística, dramaturgia, encenação e interpretação: Joana Brandão
Público-Alvo – M/16 | Duração – 60 minutos | Número máximo de espectadores: 80 | Ingresso: 5,00€
«“Coragem hoje, abraços amanhã” é um espetáculo escrito a partir de testemunhos, cartas e memórias de mulheres que estiveram presas pela PIDE durante o período do Estado Novo. Mulheres que sofreram a tortura do sono, da estátua, mas, acima de tudo, a tortura de serem privadas da sua liberdade. Mulheres que eram avós, mães, filhas, esposas, namoradas, amantes, companheiras, camaradas. Mulheres que não são figuras históricas dentro de um livro empoeirado, mas que existiram mesmo e que algumas delas ainda se cruzam connosco na rua e guardam duras memórias no coração. “Coragem Hoje, abraços amanhã” é um testemunho escrito a partir de entrevistas realizadas em discurso direto, que procura o lado Humano de vivências desumanas de muitas dessas mulheres. Para que a memória não se apague…»
Bilhetes | Contatos
Bilheteira AMAC – 212147410 | GPS – N.38.649271 W.9.06238
Posto de Turismo – 210990837
Exposição inspirada em Bettie Page
Até 12 de março, no Espaço J
No Espaço J está, até 12 de março, a exposição de ilustrações de Inês Didelet Santos, “Sedutoras”, inspirada na modelo norte-americana Bettie Page. Com entrada livre.
Segundo a autora, «desde pequena que a representação da figura feminina sempre foi um desafio, as suas formas, a sua delicadeza e elegância, talvez tenha sido uma procura e exploração da minha própria identidade feminina. Agora, inspirada por uma das mais famosas “pin ups” dos anos 50, a Bettie Page, divirto-me a explorar esses momentos de pura sedução, flirt, diversão e devaneio… porque nós, mulheres, temos esse poder. Como diria a cantora Cyndi Lauper: “Girls just want to have fun.”…»
História
No dia 8 de março de 1857, operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia, para dez horas.
Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, deflagrara um incêndio. Cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres, realizada na Dinamarca, em homenagem àquelas corajosas mulheres, decidiu-se comemorar o 8 de março como “Dia Internacional da Mulher”.
Desde então, este dia pretende chamar a atenção para a necessidade de reconhecer a dignidade da mulher, que desempenha um papel fundamental na sociedade, ajudando a contestar e rever preconceitos e limitações que lhe são impostas.
CMB 2014-02-24
You must be logged in to post a comment Login