DIA B 2014 – MOVIMENTE ESTA IDEIA 06 E 07 DE JUNHO

DIA B 2014 – MOVIMENTE ESTA IDEIA 06 E 07 DE JUNHO

Presidente_CS (2)PARTICIPAÇÃO COLETIVA POR 1 OBJETIVO COMUM 

Contribua com a sua ideia até 11 de abril 

A terceira edição do DIA B teve o seu arranque em Conferência de Imprensa, na tarde de sexta-feira, 21 de março. Presente esteve o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, a Vice-Presidente, Sofia Martins, e os representantes da Junta de Freguesia de Santo António da Charneca e das Uniões de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena e de Barreiro e Lavradio que integram a organização deste evento. Em 2014 o DIA B está marcado para 6 e 7 de junho.

De acordo com Sofia Martins, o dia 6 de junho será integralmente vocacionado para a comunidade escolar “na expectativa de ser uma grande festa de encerramento das aulas e que marque, em simultâneo, o início das férias”. Conforme adiantou, já foram rececionados 54 projetos de 19 escolas com uma estimativa de 2000 participantes. Isto significa que a ”adesão das associações de pais e estudantes está a ter um impacto muito significativo”.

DIA B – embelezar, melhorar e colorir o Concelho do Barreiro

Até ao momento, à organização também já chegaram propostas por via das redes sociais e das juntas/uniões de freguesia que junto dos seus munícipes vão recolhendo ideias e sugestões. Sofia Martins disse que para o dia 7, destinado à comunidade em geral, “estão, até agora, contabilizadas cerca de 35 ideias que prometem mudar a cidade. O ano passado tivemos cerca de 60 e contamos, este ano, chegar ao mesmo valor ou ultrapassá-lo”.

Em Conferência de Imprensa foi, então, lançado o repto aos munícipes, associações e empresas, para que, até ao dia 11 de abril, possam preencher o formulário que se encontra online em http://diab.cm-barreiro.pt/ ou dirigirem-se às juntas de freguesia da sua área de residência para deixarem os seus contributos.

“Após o dia 11 de abril divulgaremos todos os projetos que forem aceites e abriremos as inscrições para quem quiser participar neste mega evento de voluntariado que mostra que, na nossa cidade, juntos somos mais fortes, juntos fazemos melhor”, salientou a Vice-Presidente da Autarquia.

Ana Porfírio, Presidente da União de Freguesias de Barreiro e Lavradio, disse a este respeito que já está elaborado um conjunto de ideias para a União de Freguesias, tendo em vista, sobretudo, a requalificação de espaços públicos, “mas também muito baseado no feedback que a população nos dá. Queremos que as pessoas tenham orgulho na sua terra e nos locais onde vivem”.

Rogélia Costa, em representação da Junta de Freguesia de Santo António da Charneca, também esclareceu que já envolveram o Movimento Associativo da freguesia para que, através dele, possam chegar aos seus associados. “Como somos uma freguesia muito grande, tentamos ter ideias que nos permitam intervir em todos os locais da freguesia”.

Carlos Moreira, Presidente da União de Freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, salientou que irão participar com entusiasmo nesta iniciativa, “e tudo faremos para contagiar as populações destas três freguesias, de forma a tornar o DIA B ‘3’ num sucesso ainda maior do que os dois anteriores”.

Esta ideia de fazer coisas caracteriza o nosso Concelho

Para Carlos Humberto de Carvalho este é um projeto emblemático na medida em que concretiza uma conceção de intervenção social e de intervenção política que é “fazer com as entidades, fazer com as estruturas, com as pessoas, que é um construir em conjunto”. Na sua opinião, quando nos empenhamos, quando cada um de nós dá uma pequena parte daquilo que são os seus saberes “ultrapassamos problemas e dificuldades. Fica a ideia de que quando intervimos, é possível transformar. A rua, a freguesia, a cidade, e porque não, o mundo”.

A dimensão que esta iniciativa tem vindo a tomar, foi outro dos aspectos valorizados pelo Presidente da Câmara. “Assim, nós consigamos ter os meios suficientes para responder à capacidade e à dinâmica dos cidadãos e das entidades que querem fazer coisas em benefício do Concelho”.

O DIA B, recorde-se, pretende dinamizar diferentes ações de voluntariado urbano, através de parcerias com várias entidades e envolvimento da população de todo o Concelho, contribuindo para o reforço da coesão socioterritorial.

Apresenta quatro eixos de intervenção, que são: Campanha de limpeza urbana | Requalificação de mobiliário urbano e espaço público | Manutenção de espaços verdes | Arte urbana / Arte pública, com o objetivo de fomentar a cidadania ativa, a capacidade de auto-organização e a procura coletiva de soluções, através da participação de toda a comunidade, de forma a contribuir para uma imagem mais positiva do Concelho.

Nesta primeira fase (até 11 de abril), a organização vai recolher os contributos de toda a população. Todas as sugestões serão consideradas e/ou selecionadas de acordo com a capacidade de captação de participantes, interesse público, dimensão da ação, fomento da cidadania e valorização do espaço comum. A seleção será comunicada após o termo da entrega das pré-candidaturas.

Ligue-se a esta ideia em http://diab.cm-barreiro.pt/ ou contacte 21 217 09 04 para mais informações.

CMB 2014-03-24

You must be logged in to post a comment Login