Estes títulos foram o culminar da época de “Fundo“, formato tradicional retomado este ano pela Federação Portuguesa de Remo e que deixa os meses iniciais da época (Outono e Inverno) para treinos e Regatas de longa distância.
Neste contexto, foi disputado a 09 de Março, em Avis, o Campeonato Regional, com participação dos Clubes de Lisboa e da zona Sul.
O Grupo Desportivo dos Ferroviários do Barreiro/BAÍA DO TEJO obteve muito bons resultados: 1º lugar em Double Scull Júnior Masc., 3º 5º e 7º lugar em Skiff Juvenil Masc., 1º lugar em Skiff Fem., e os já habituais 1ºs lugares em Shell 8 Veterano Masc. E Quadri Scull Veterano Fem.
Já no dia 23 de Março, no magnífico Rio Douro na localidade de Melres/Gondomar, realizou-se o Campeonato Nacional de Fundo, com a participação de 21 clubes e mais de 400 atletas, o G. D. Ferroviários do Barreiro/BAÍA DO TEJO fez-se representar com 20 atletas nas categorias Juvenis masculinos e femininos, Juniores masculinos e veteranos masculinos e femininos, sendo mais uma vez o clube mais representativo da região sul.
A nossa atleta Carolina Matos que começou a remar esta época, em skiff juvenil foi pela 1ª vez a um nacional e logo numa distância de 3 km, obteve o 9º lugar num total de 15 atletas, o que nos deixa grandes esperanças no futuro. Os outros 3 Juvenis masculinos Eduardo Gomes, Renato Galhós, e Rafael Lamego, todos em Skiff, também tiveram boas prestações, tendo o Eduardo ganho a sua manga mas não tendo conseguindo ir às medalhas ficando a classificação final, respectivamente, em 11º, 12º e 20º num total de 24 participantes.
Em Juniores já numa distância de 6 km, participaram em Double-scull com os atletas Pedro Silva e Carlos Oliveira, que constituíram equipa este ano e estando ainda numa fase de adaptação, obtiveram o 10º lugar.
O atleta Eduardo Sousa, grande promessa do clube e neste momento a integrar os trabalhos de qualificação à selecção nacional de Juniores, foi competir em Quadri-Scull com mais 3 atletas do G.D. Fabril e obtiveram o 5º lugar, numa prova muito disputada até ao final.
Quanto aos veteranos, numa distância de 4 km, pela 1ª vez foi utilizado o sistema de “handicap” em que as tripulações largam com diferenças temporais conforme o seu escalão e quem chegar em 1º é Campeão Nacional.
Na prova de veteranos masculinos alinharam à largada 8 barcos (72 atletas), e proporcionaram uma regata muito disputada, com as equipas de Viana (VRL) e do G. D. Ferroviários do Barreiro/BAÍA DO TEJO a virem à frente destacadas de todas as outras.
Na passagem aos 3km, o VRL não conseguiu reagir ao ataque dos remadores do Barreiro, que com uma remada muito forte foram aumentando a vantagem, concluindo com uma vitória de 9 seg. sobre o 2º classificado, VRL, e 36 seg. sobre o 3º, o Clube Naval Infante D. Henrique.
As veteranas em Quadri-Scull foram a grande surpresa, fruto do excelente trabalho que têm feito, (treinar às 7:00H antes de irem para os seus empregos), com atletas que fizeram um interregno de mais de 1 década, conseguiram vencer as campeãs do Clube Naval Infante D. Henrique, que já não eram derrotadas há vários anos, com uma ponta final digna de grandes atletas, não dando qualquer hipótese, vencendo com 13 seg. de vantagem sobre a equipa do Infante, 2º classificada e 27 seg da equipa do VRL, 3ª classificada.
G. D. Ferroviários do Barreiro
You must be logged in to post a comment Login