A Câmara Municipal do Barreiro apresentou, em Conferência de Imprensa, o ciclo de programação prevista para o Mês de Março. Cronologicamente surgem desfiles de Carnaval, Mês do Teatro, Dia da Mulher, 15ena da Juventude e o Dia da Poesia. Muitas e multifacetadas iniciativas que, de acordo com o Presidente do Município, provam que a união de vontades consegue suprir a escassez de meios financeiros.
Em Março temos sempre encontro marcado começou por afirmar Regina Janeiro, Vereadora da Cultura, acrescentando que esse facto se deve há existência de uma programação cultural fora do comum. A assinalar existe o dia 8, Dia da Mulher (que este ano marca também o Entrudo), o 24 de Março – Dia do Estudante, o 21 – Dia da Poesia e o 28 – Dia da Juventude. Acontece, também em Março, o Mês do Teatro e a 15ena da Juventude cujos programas Regina Janeiro amplamente divulgou.
Com início a 1 de Março e a decorrer até dia 28, o Mês do Teatro visa a formação de públicos de todas as faixas etárias, a descentralização de iniciativas pelas freguesias, a existência de palcos no espaço público, nos equipamentos Municipais e no Movimento Associativo, bem como a divulgação das conhecidas companhias locais e nacionais, a par dos jovens actores.
“Este projecto só é possível com a vontade e parceria de todos os que integram a programação e nela participam” afirmou a Vereadora enumerando todas as companhias locais que integram a programação. Os contributos que chegam de fora do Concelho também foram objecto de destaque assim como a componente formativa da programação deste ano que se traduz em vários ateliês.
Fazendo a ponte com a programação da 15ena da Juventude, que decorre no Barreiro entre 11 de Março e 3 de Abril, Regina Janeiro apresentou algumas iniciativas que são conjuntas às duas programações. Sobre a 15ena propriamente dita, revelou que à mesma concorreram 23 projectos de sete associações o que possibilita realizar, entre outras manifestações culturais, o 1º Festival de Tunas do Barreiro, ateliês e workshops e momentos onde a Poesia ganha forma.
A inauguração das mostras – VII Concurso de Fotografia Augusto Cabrita (185 fotografias a concurso) e X Concurso de Vídeo do Barreiro (no qual participam 17 trabalhos) são, igualmente, pontos altos desta iniciativa.
Na música, o destaque vai para o OUT OF BOX – Sai da Caixa, Mostra-te! que vai acontecer no largo junto ao Mercado Municipal 1º de Maio, e para o SFAL Jovem, a 19 de Março naquela colectividade.
Ainda em Março serão assinalados os Dias da Mulher, da Poesia, do Estudante e da Juventude, pois são datas que, afirmou Regina Janeiro “não se podem perder”.
Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da Autarquia, apresentou Março como um mês de “multifacetadas iniciativas”, apesar dos meios disponíveis não serem muitos. Em relação ao Dia Internacional da Mulher e, sem desvendar o programa, realçou que a mensagem do Executivo PARA TODAS AS MULHERES é de ESPERANÇA, FORÇA, VIDA e FUTURO. A Poesia e os Desfiles de Carnaval foram lembrados na sua intervenção que, culminou com a ideia de que “quando se juntam vontades (mesmo com meios mais escassos) é possível fazer muitas coisas e levá-las até à população”. Mesmo a terminar referiu, ainda, que é preciso juntar o que cada um pode fazer para dar dimensão às iniciativas e, assim, projectá-las no Concelho e na região”.
CMB 2011-03-02
You must be logged in to post a comment Login