Assinatura de Protocolo CMB/RUMO Abre Núcleo de Apoio à Vítima no Barreiro

Assinatura de Protocolo CMB/RUMO Abre Núcleo de Apoio à Vítima no Barreiro

 Edifício da CMB, Rua Stinville, nº 14

Câmara Municipal do Barreiro (CMB) e RUMO – Cooperativa de Solidariedade Social assinaram na tarde de quarta-feira, 9 de Março, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro, um Protocolo de Cooperação que prevê a cedência, a título gratuito, de instalações à Cooperativa RUMO para a criação de um Núcleo de Apoio à Vítima (NAV) no Barreiro. Firmaram o documento os presidentes da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, e da Rumo, Augusto Sousa.

“Ninguém faz nada sozinho”, reconheceu, após a assinatura, o Presidente da Rumo, salientando a importância da articulação de uma rede no apoio à vítima. A criação desta valência ganhou relevo no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher.

É com as próprias vítimas que mais têm aprendido, sublinhou, admitindo, no entanto, que “há muito trabalho a fazer” no sentido de uma comunidade inclusiva.

Augusto Sousa e a RUMO foram, ambos, recorde-se, distinguidos com o Galardão Barreiro Reconhecido 2010, na área da Acção Social, Solidariedade e Multiculturalidade.

“Preferível não haver necessidade”

“Era preferível não termos necessidade de assinar este protocolo”, afirmou o Presidente da CMB, realçando o trabalho da RUMO na intervenção social.

Deixando uma palavra de solidariedade para com todas as vítimas, o Autarca reforçou as palavras de Augusto Sousa: “Sozinhos não conseguimos fazer tudo”.

Na Divisão de Intervenção Social da CMB

Espaço Cidadania

O NAV Barreiro está instalado no edifício onde se encontra a DIS – Divisão de Intervenção Social da CMB/Espaço Cidadania, na Rua Stinville, 14 (Parque Empresarial da Quimiparque). Funciona às terças-feiras, das 14h00 às 17h30. Contactos: 21 206 8287 / 93 870 2988 ou gav@rumo.org.pt. Nele são prestados apoios ao nível psicológico, social e jurídico, e garantido atendimento individual, anónimo e confidencial.

O Protocolo prevê, ainda, a promoção por parte da CMB e da Rumo de actividades necessárias e tendentes a “dinamizar acções conjuntas que visem a divulgação e a sensibilização da população do Concelho sobre Igualdade de Género e Violência de Género” e “promover a divulgação e a produção de materiais no âmbito da cooperação estabelecida”.

À Rumo competirá, segundo o documento, “promover o Apoio e Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica”, “assegurar a implementação e dinamização do Modelo de Atendimento Integrado para pessoas Vítimas de Violência Doméstica, numa perspectiva do trabalho em rede e de parceria”, “promover Acções de Sensibilização sobre a temática da Violência no Concelho”, “participar na realização dos Diagnósticos Sociais e Planos de Desenvolvimento Social”.

Sessão sobre “Violência de Género”

Após a assinatura do protocolo realizou-se uma sessão sobre “Violência de Género”, que contou com a presença da representante da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Isabel Neves, e do Coordenador do GAV – Gabinete de Apoio à Vítima, da Rumo, Telmo Torrinha, moderada pela Chefe de Divisão da DIS. Apolónia Teixeira frisou, na ocasião, a disponibilidade flexível do NAV, apesar da definição de um horário de atendimento.

Na sessão foi apresentado o Projecto de candidatura para a implementação do “Plano para a Igualdade na Câmara Municipal do Barreiro”, a aguardar aprovação do POPH – Programa Operacional Potencial Humano.

Este evento inseriu-se nas Comemorações do Dia Internacional da Mulher, promovidas pela CMB. Nessa noite, ainda no âmbito da mesma celebração, reuniram, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, nove senhoras num “Encontro de Mulheres e Profissões” revelando algumas actividades e ofícios menos associadas (e/ou desempenhadas) ao sexo feminino – no passado e na actualidade.

De recordar, ainda, que, no âmbito das comemorações que marcam o Dia Internacional da Mulher no Barreiro, a Biblioteca Municipal terá patente ao público, até amanhã, sábado, 12 de Março, a mostra de livros “A Voz de mulheres escritoras em Portugal.”

 CMB 2011-03-11

You must be logged in to post a comment Login