O Futuro e a Memória (re)unem-se em Alcochete

O Futuro e a Memória (re)unem-se em Alcochete

montijoedpForam inauguradas no passado dia 4 de maio, em Alcochete, duas exposições que resultam de uma parceria entre a EDP Distribuição, a Fundação EDP e a Câmara Municipal. Realizadas no âmbito da implementação do Projeto InovGrid em Alcochete, a história do caminho percorrido pela eletricidade no concelho e o papel que os alcochetanos desempenharam na laboração da Central Tejo são os temas dessas exposições.

As exposições, intituladas “A Eletricidade em Alcochete: uma história, um futuro” (patente na Biblioteca Municipal) e “Os Alcochetanos na Central Tejo: memórias fotográficas e outras” (na Galeria Municipal) foram inauguradas pelos presidentes da Câmara, Luís Miguel Franco e da EDP Distribuição, João Torres e pelo Administrador Executivo da Fundação EDP, Miguel Coutinho.

Na oportunidade João Torres referiu a relação que a empresa tem com os municípios, designadamente o de Alcochete, e que faz por manter sempre ao nível da excelência. Salientou a qualidade, a oportunidade e o vanguardismo do projeto InovGrid, que arrancou em Évora, é hoje uma referência a nível europeu e do qual Alcochete, pela sua proximidade com Lisboa, está a ser agora um “laboratório”.

O Presidente da Câmara de Alcochete enalteceu as características de investigação e desenvolvimento tecnológico que são marca da EDP e considerou que esta parceria vem ao encontro de preocupações com a eficiência energética e o ambiente que a edilidade tem já, ela própria, transformadas em programas e projetos.

Seguiu-se a visita aos dois núcleos expositivos.

Na Biblioteca Municipal, a história da eletrificação de Alcochete, desde os primórdios até aos nossos dias. Uma viagem pela instalação da eletricidade no dia-a-dia das populações onde não faltam eletrodomésticos e documentos antigos e que culmina com o InovGrid, um projeto de vanguarda que está em fase avançada de implementação no concelho.

Na Galeria Municipal, no edifício da Câmara, os principais documentos são as imagens plenas de força que retratam o trabalho desenvolvido pelos Alcochetanos na descarga do carvão que alimentava a Central Tejo – a fábrica de eletricidade que iluminou Lisboa. Eram homens que trabalhavam em Alcochete na salicultura – outro trabalho duro – mas que nunca diziam que não quando eram chamados a atravessar o Tejo e rumar a Belém para ganhar um salário melhor, ficando separados da família durante o tempo que fosse necessário.

Os conteúdos patentes nas exposições vieram do Museu da Eletricidade e da EDP Distribuição, tendo também sido recolhidos junto da comunidade local um conjunto de depoimentos que veio valorizar as histórias contadas pelas exposições. Uma equipa da Fundação EDP/Museu da Eletricidade, em estreita colaboração com a Câmara de Alcochete, levou a cabo pesquisas em arquivos locais que resultaram, também, no enriquecimento do espólio agora em mostra.

Patentes ao público até ao próximo dia 30 de junho, as exposições têm um serviço educativo associado, devendo os interessados contactar o Museu Municipal de Alcochete através do número de telefone 212 348 652 ou do endereço eletrónico museu.municipal@cm-alcochete.pt.

Horários de visita para o público em geral:

Biblioteca Municipal

Terça-feira, das 15h00 às 21h00, de quarta-feira a sábado, das 10h30 às 19h00.

Encerra às segundas-feiras, domingos e feriados.

Galeria Municipal

De segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17h00.

Mais informações em www.cm-alcochete.pt

Imagens @ Adelino Oliveira

You must be logged in to post a comment Login