DIA MUNDIAL DA POESIA | COMEMORAÇÕES NO BARREIRO

DIA MUNDIAL DA POESIA | COMEMORAÇÕES NO BARREIRO

Homenagem ao Poeta Ary dos Santos

 Câmara Municipal do Barreiro e a Junta de Freguesia do Lavradio assinalaram, ontem, dia 21 de Março, o Dia Mundial da Poesia com o descerramento de uma placa comemorativa e alusiva ao poeta JOSÉ CARLOS PEREIRA ARY DOS SANTOS na Alameda que já possuiu o seu nome.

Adolfo Lopo, Presidente da Junta de Freguesia do Lavradio, agradeceu em primeiro lugar à escola e aos alunos a disponibilidade que manifestaram para estarem presentes na iniciativa e explicou que “tratando-se de um poeta e sendo esta Alameda vizinha de uma escola, este local pareceu-nos muito apropriado até porque lembrar Ary dos Santos nunca é demais.”

Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, apelidou o momento de simbólico e uma clara referência aos poetas que cantaram a Liberdade, a Democracia e a Cidadania. Por isso, o excerto escolhido para a placa «Foi então que Abril abriu as portas da claridade e a nossa gente invadiu a sua própria cidade» corresponde a um conceito que nos é caro, foram as pessoas que invadiram a cidade e que a consideraram como sua. Como a cidade é nossa temos que a construir, que a partilhar e que a viver em pleno” disse o Autarca.

João Saraiva, autor do livro “As Ruas do Lavradio, suas gentes e memórias” declamou, a encerrar esta iniciativa um poema da sua autoria.

As comemorações do Dia Mundial da Poesia prosseguem a 26 Março, na Galeria Municipal do Barreiro, pelas 21h37, com o evento POEMÁLIA MIX. Trata-se de um projecto resultante da parceria entre o grupo informal Bairro dos Artistas, a Associação Cultural OUT.RA e a Câmara Municipal do Barreiro. A poesia será o actor principal deste espectáculo que contará com a participação de dois projectos musicais, poetas e diseurs convidados.

CMB 2011-03-22

You must be logged in to post a comment Login