Nos anos 80, a Rua Miguel Bombarda não se percorria à pressa. Viver a Miguel Bombarda era um ritual diário, um sobressalto constante de cumprimentos, montras iluminadas e o rodopiar incansável de quem ia e vinha no coração do Barreiro. As manhãs começavam com o chiar das portas de ferro a erguerem-se e a azáfama diária a tomar conta dos passeios.

Caminhar por aquela artéria era sentir o pulsar de uma comunidade inteira. A Sapataria Guinot era paragem obrigatória para quem procurava o calçado certo, servido com a mestria e a atenção de quem conhecia os clientes pelo nome. A moda e o vestuário da época ganhavam vida no Pronto-a-Vestir do Mário, cujas montras ditavam as tendências e vestiam as famílias do Barreiro para os dias de semana e para as festas. E quando os pés pediam um descanso e o dia pedia uma pausa, todos os caminhos iam dar ao Café Centenário — ponto de encontro por excelência, onde, entre o fumo do café quente e o bater das chávenas nas mesas, se discutia a política, o trabalho na fábrica, a atualidade e a vida da cidade.

Mais à frente, a rua continuava o seu percurso vivo nos variados corredores dos Armazéns Benformoso, repletos de opções para todas as necessidades. Quase a chegar ao fim da rua, a Drogaria Gaspar acolhia quem por ali passava com o seu aroma inconfundível de ceras, tintas e produtos para a casa, onde se encontrava sempre solução para qualquer réstia de dúvida doméstica.

Depois, veio o progresso em forma de betão. A construção da passagem inferior rodoviária prometeu modernidade e fluidez, mas acabou por rasgar o ecossistema que mantinha a rua viva. Ao desviar o trânsito e remeter os peões para novos trajetos, o fluxo estancou. Pouco a pouco, o burburinho das passadas deu lugar ao silêncio. As montras foram-se apagando uma a uma, e os letreiros que antes iluminavam as noites ganharam a pátina do tempo.

Hoje, quem atravessa a Miguel Bombarda tropeça na sombra do que ela foi. As lojas de outrora fecharam as portas, mas não desapareceram da memória coletiva do Barreiro. Fica o testemunho de uma época em que o comércio local não era apenas negócio: era a alma e a identidade de toda uma cidade.

Texto e fotos José Encarnação