Casa Mãe para 22 mil Fuzileiros
A 3 de Junho de 2011, a Escola de Fuzileiros (EF) irá comemorar o seu 50º Aniversário com um programa variado e elaborado em parceria com a Câmara Municipal do Barreiro (CMB). Este foi divulgado ontem, dia 3 de Maio, em conferência de imprensa no Museu do Fuzileiro. Uma Cerimónia Militar, uma Exposição itinerante, Lançamentos de selo e de um livro comemorativos, um Concerto pela Banda da Armada e a inauguração de um monumento alusivo, na Avenida dos Fuzileiros Navais, são alguns dos eventos previstos. Na mesa da conferência estiveram o Presidente da Câmara, Carlos Humberto de Carvalho, o Contra-almirante, Picciochi – Comandante do Corpo de Fuzileiros, e o Comandante da Escola, António Augusto Pereira Leite.
“Fuzileiro por um dia”
A anteceder a conferência de imprensa, a EF lançou um desafio aos jornalistas: o de ser “Fuzileiro por um dia”. Alguns profissionais de Órgãos de Comunicação Social nacionais aceitaram-no e, ao longo da manhã, participaram com entusiasmo em diversas actividades. Iniciaram com a Tarefa Prática de Liderança (TPL) tendo como objectivo desenvolver o espírito de grupo e criar competências e capacidade de liderança. Seguiu-se a Pista de Destreza na qual enfrentaram o medo das alturas e experimentaram o slide. A Pista de Lodo, um ex libris da Escola, foi atravessada, de uma ponta a outra, com coragem e determinação. Após uma pequena corrida, o último desafio foi superado na piscina onde praticaram um pouco de natação.
A terminar o dia, os convidados tiveram a oportunidade de navegar nas embarcações anfíbias e nos botes rápidos.
De referir que as actividades vividas pelos jornalistas são algumas das etapas do Curso de Formação de Fuzileiros.
A Casa Mãe
O Contra-almirante Picciochi apresentou, na conferência de imprensa, de uma forma breve, a história dos Fuzileiros.
As instalações navais situadas perto do Rio Coina e da Mata Nacional da Machada, na freguesia de Palhais, foram o local escolhido para a implantação da EF, criada em 3 de Junho de 1961, como corolário lógico da visão estratégica que levou o almirante Reboredo e Silva a recriar os Fuzileiros na Armada Portuguesa.
Segundo Picciochi, esta é uma Escola que “todos os fuzileiros sentem como a Casa Mãe e uma referência para todos os que aqui passaram”.
Informou, ainda, que nestes últimos 50 anos foram formados 22 mil fuzileiros. Para ele, este Aniversário tem “uma componente importante, pelo facto de, felizmente, ainda podemos contar com muita gente que esteve cá na origem”.
Finalizou destacando o excelente relacionamento com a Autarquia da cidade.
A Escola de Fuzileiros é, para Carlos Humberto de Carvalho, parte integrante do Concelho e da cidade. “A Escola aprofundou com os cidadãos um relacionamento excepcional que tem sido, ao longo de 50 anos, muito positivo”. Acrescentou que esta relação tem sido estreitada com a Comunidade Educativa através de, por exemplo, visitas guiadas ao Museu do Fuzileiro.
Destacou o importante papel do Barreiro na época dos Descobrimentos, “apesar de ainda não estar cientificamente comprovado, há quem diga que a Ribeira das Naus foi aqui”, referiu.
“É grande o privilégio” que António Augusto Pereira Leite sente ao ser, neste momento, Comandante da Escola. Na ocasião, apresentou o programa de comemorações só possível graças à “vontade de muita gente, apesar da difícil situação económica e da falta de recursos. Essa ajuda vai possibilitar que tenhamos pontos altos no programa que nos vão engrandecer e tornar mais fortes, no futuro, enquanto cidadãos activos que se pretendem mais colaborantes e mais dinamizadores”, concluiu.
O Comandante apresentou o seguinte programa comemorativo:
05 Maio – “Dia do Coração” no âmbito das comemorações do dia do coração no Concelho do Barreiro:
– Actividades físicas para 150 jovens (15 aos 18 anos) na Escola de Fuzileiros;
18 Maio – “Dia Internacional do Museu” – Visita aberta à comunidade, mediante inscrições em que a deslocação será efectuada na embarcação tradicional do município, varino Pestarola, e nas LARC;
03 Junho – “Dia da Escola de Fuzileiros”
– Inauguração da “Praça Vice-almirante Melo Cristino”, na Escola de Fuzileiros;
– Cerimónia Militar;
– Inauguração de exposição alusiva ao evento – Ginásio da Escola de Fuzileiros;
– Lançamento de selo comemorativo da efeméride;
– Lançamento do livro “Escola de Fuzileiros – 50 anos”;
– Concerto pela Banda da Armada na Casa da Cultura – Barreiro;
09 Julho – “Dia do Fuzileiro”
– Inauguração de monumento alusivo na Avenida dos Fuzileiros Navais pela Câmara Municipal do Barreiro em colaboração com a Associação de Fuzileiros;
– Inauguração de estátua na praça Rebordão de Brito, na Escola de Fuzileiros;
12 – 21 Agosto – Festas do Barreiro
– Participação no evento através de mostra da exposição alusiva aos 50 anos da Escola de Fuzileiros;
25 Setembro – “Passeio pelo Património”
– Visita aberta à comunidade, mediante inscrições em que a deslocação será efectuada na embarcação tradicional, varino Pestarola, e nas LARC;
Outubro – “Mês do Idoso”
– Visita à Escola de Fuzileiros (programa a definir), cerca de 500 seniores de uma região do País.
A concluir a conferência de imprensa, foi projectado um filme no qual foram exibidos diversos exercícios dos Fuzileiros e imagens das várias missões realizadas pelo mundo.
CMB 2011
You must be logged in to post a comment Login