Parceria Académica é Formalizada

Parceria Académica é Formalizada

CMB celebra protocolos com Fundação Minerva/Instituto Lusíada para a Investigação e Desenvolvimento e com a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro

No âmbito da Regeneração Urbana da Quinta da Mina/Cidade Sol – Cidade Para Todos, a Câmara Municipal do Barreiro (CMB), através do seu Presidente, Carlos Humberto de Carvalho assinou, ontem, dia 14 de Junho, dois Protocolos de Colaboração, com a Fundação Minerva – Cultura, Ensino e Investigação Cientifica/Instituto Lusíada para a Investigação e Desenvolvimento – ILID e com a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro/Instituto Politécnico de Setúbal, na Casinha Amarela dos Moradores da Cidade Sol, freguesia de Santo António da Charneca, (ver documentos em anexo).

Por não poderem estar presentes, na ocasião, o acordo com a Fundação Minerva foi, previamente, assinado pelo Presidente do Conselho de Administração da Fundação, António Martins da Cruz e pelo Reitor da Universidade Lusíada de Lisboa e Presidente do ILID, Diamantino Durão.

O Protocolo com a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro/Instituto Politécnico de Setúbal foi assinado pela Directora Otília Maria da Conceição Dias.

O Protocolo com a Fundação Minerva tem como objectivo a monitorização das diferentes acções que irão decorrer no âmbito do projecto, ao longo dos anos da sua execução.

Este trabalho irá possibilitar o cruzamento da informação sobre a actividade desenvolvida e projectada pela Autarquia neste domínio, e o conhecimento produzido pela Universidade, concretizando, desta forma, uma aproximação entre a gestão territorial do Executivo Municipal e a sua análise científica, através de um olhar académico.

Segundo Rodrigo Ollero, coordenador do projecto universitário, existe a oportunidade de fazer um trabalho interessante. Acreditando no grupo que lidera disse, “temos uma equipa muito forte com investigadores muito empenhados”.

O facto de, na equipa, participarem técnicos da CMB é para Rodrigo Ollero um aspecto que considera “significativo, uma vez que vai permitir que se consiga trazer a reflexão prática do dia-a-dia, proporcionando uma aproximação com a população”.

O trabalho finaliza com a publicação final do projecto e de um vídeo documentário da acção desenvolvida, com entrevistas porque, segundo o coordenador “temos que ter uma visão global da acção”.

O Protocolo com a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro visa o envolvimento dos estudantes da ESTBarreiro/IPS em actividades directamente relacionadas com a sua área de intervenção, designadamente, no que respeita aos problemas relativos à manutenção/conservação dos fogos de habitação social e a inventariação dos problemas e das soluções para as habitações que vão ser objecto de observação.

Apesar de só agora ter sido formalizado em Protocolo, este trabalho já está a ser concretizado, tendo sido iniciado no primeiro semestre do ano lectivo 2010/2011, com a colaboração de alguns estudantes do curso de conservação e reabilitação. Na ocasião, Otília Dias informou que os estudantes vêm ao local, tiram fotografias, vêem as anomalias nos edifícios e fazem o relatório. Esse trabalho será fornecido à CMB. No final do ano lectivo, é realizado um seminário que irá apresentar os trabalhos desenvolvidos.

“Processo complexo e exigente”

Carlos Humberto de Carvalho tem o forte desejo de requalificar a Quinta da Mina e Cidade Sol, investir no espaço público, nas pessoas e no edificado. “Estamos a procurar trabalhar nas três direcções”, referiu o Presidente.

A candidatura envolve um total de 7 milhões de euros, sendo cerca de 3 milhões financiados pelos fundos comunitários. O restante valor resulta num esforço de 500 mil euros da Autarquia, a curto prazo. Cerca de 2 milhões serão resultado de pedidos de empréstimo por parte da Autarquia. Este pedido já foi aprovado em sessão de Câmara e irá, posteriormente, a reunião de Assembleia Municipal.

“Complexo e exigente”, é como o Autarca caracteriza este processo que não tem solução fácil, mas que garante não irá desistir. Carlos Humberto de Carvalho acrescentou que não é só fazer obra, mas mais do que isso é mudar mentalidades.

O trabalho desenvolvido pelas universidades é uma mais-valia para que as soluções “sejam as mais adequadas e para que estas se reflictam no futuro”.

Para o Presidente é fundamental o envolvimento dos parceiros neste processo, uma vez que “aprendemos com eles, pela vivência que têm do quotidiano”.

Terminou agradecendo às entidades envolvidas nos protocolos, a todos os parceiros e à Junta de Freguesia de Santo António.    

Após a assinatura dos protocolos teve lugar a 3ª reunião Ordinária do Conselho Participativo para a Regeneração Urbana Quinta da Mina/Cidade Sol – Cidade Para Todos.

Este Conselho integra 33 membros, entre parceiros do Programa de Regeneração Urbana, entidades/instituições e representantes da comunidade.

Funciona enquanto instância de participação, consulta e acção estratégica, coordenada pela Câmara Municipal do Barreiro, em matérias relacionadas com a integração/exclusão social e o desenvolvimento económico, cultural, urbano e ambiental da área de intervenção prevista no Programa de Regeneração Urbana.

CMB 2011-06-15

You must be logged in to post a comment Login