Cerimónia realizada na noite de 28 de Junho, Dia da Cidade Município do Barreiro homenageia 11 entidades/individualidades com Galardão Barreiro Reconhecido 2011

Cerimónia realizada na noite de 28 de Junho, Dia da Cidade Município do Barreiro homenageia 11 entidades/individualidades com Galardão Barreiro Reconhecido 2011

No âmbito das Comemorações do 27º Aniversário do Dia da Cidade, o Município homenageou 11 entidades e individualidades com o Galardão Barreiro Reconhecido 2011. Na Cerimónia, realizada no Largo do Mercado Municipal 1º e Maio, na terça-feira, 28 de Junho, Feriado Municipal, acompanhada por inúmeros populares, foram destacados cidadãos em nove áreas da sociedade civil – tão diversas como Acção Social, Solidariedade e Multiculturalidade, Associativismo, Ciência, Investigação e Conhecimento, Cultura, Artes e Letras, Desenvolvimento Económico, Desporto, Educação, Trabalho e Resistência Anti-Fascista, Democracia, Cidadania e Luta Pela Liberdade.

Presidiram à sessão o Executivo da CMB – Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, e os Vereadores Santa Clara, Mónica Duarte, Regina Janeiro, Amílcar Romano, Rui Lopo, Alexandra Ruivo, Carlos Moreira e Nuno Banza –, o Presidente da Assembleia Municipal, Frederico Pereira, e os presidentes das oito juntas de Freguesia do Concelho – Alto do Seixalinho, José António Antunes, Barreiro, Raul Malacão, Coina, Juvenal Silvestre, Lavradio, Adolfo Lopo, Palhais, Júlio Rebelo, Santo André, António Marques, Santo António, Vicente Figueira, e Verderena, Alexandra Silvestre.

A conjuntura actual voltou a estar na base da intervenção do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro. “Foram momentos de esperança para o Concelho” aqueles que se seguiram à elevação do Barreiro a cidade. Porém, reconheceu Carlos Humberto de Carvalho, os tempos que se seguiram não foram de facilidades.

 

Qualidade de vida da cidade assenta na de cada cidadão

“O Barreiro – as suas gentes – (…) sabe que o desenvolvimento se suporta no trabalho”, afirmou. “A qualidade de vida da nossa cidade constrói-se na qualidade e vida de cada um de nós, de cada instituição, de cada cidadão”. “O Barreiro estará bem quando os seus cidadãos estiverem bem e quando o País estiver bem”, avançou.

“Vivemos um tempo em que é necessário articular, tão harmoniosamente, quanto nos seja possível”. Segundo o Presidente, “é preciso entender os tempos de hoje com base nas decisões tomadas no passado, gerir contradições provenientes da actual situação”. “Não é possível encontrar soluções fáceis para problemas complexos”, alertou.

“(…) Tal como no passado, como quase sempre, queremos mais desenvolvimento económico, mais criação de riqueza, mais emprego e, assim, contribuir para melhorar a situação do País”, afirmou.

No final do seu discurso e a antecipar homenageados, Carlos Humberto de Carvalho apresentou cada um dos temas dos galardões.

Um-a-um, subiram ao palco os 11 distinguidos ou seus representantes, em simultâneo com a leitura de uma Biografia dos homenageados, que se encontra publicada no Sítio Oficial da Câmara Municipal do Barreiro, na página www.cm-barreiro.pt.

O Combo da Escola de Jazz do Barreiro abriu a Cerimónia Barreiro Reconhecido 2011, que encerrou com o espectáculo “Teatro em Andas”, pela ArteViva – Companhia de Teatro do Barreiro.

Galardoados

  • Acção Social, Solidariedade e Multiculturalidade – Centro Social Paroquial Padre Abílio Mendes (recebeu o Galardão o Presidente do Centro Social Paroquial, Pároco da Igreja de Santa Cruz, Padre António Estêvão);
  • Associativismo – Alfredo Gonçalves;
  • Ciência, Investigação e Conhecimento – Carlos Lourenço;
  • Cultura, Artes e Letras – Cooperativa Operária Barreirense “Os Corticeiros” (Presidente da Direcção, António João Sardinha);
  • Desenvolvimento Económico – Sovena Portugal Consumer Goods, SA (Director Industrial, Nuno Santos);
  • Desporto – Plano de Desenvolvimento de Xadrez do Barreiro (Responsável, António Bravo);
  • Educação – Escola Profissional Bento de Jesus Caraça (Director da Delegação do Barreiro, Pedro Leite da Silva);
  • Resistência Anti-Fascista, Democracia, Cidadania e Luta Pela Liberdade – Joaquim da Palma Cadeireiro;
  • Trabalho – Francisco Mendes da Costa;
  • Trabalho – José Alves Pereira;
  • Trabalho – Manuel Revez Correia.

 

CMB 2011-06-30

You must be logged in to post a comment Login