Exposição “Centenário da Revolução Republicana – A Revolução Republicana em Setúbal e no Barreiro”
Visita Guiada a 30 de Janeiro
No próximo dia 30 de Janeiro, pelas 10h30, tem lugar a visita orientada à Exposição “Centenário da Revolução Republicana – A Revolução Republicana em Setúbal e no Barreiro” patente ao público no Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC), até 6 de Fevereiro.
A iniciativa é dirigida ao público em geral, mediante marcações para o contacto: 21 214 74 00.
Recorde-se que a mostra foi inaugurada a 20 de Novembro, no âmbito das Comemorações do Centenário da Revolução Republicana, e é fruto da colaboração entre a Associação de Municípios da Região de Setúbal e a Câmara Municipal do Barreiro, e de várias instituições, colectividades e particulares que disponibilizaram o seu património para enriquecer a exposição. Assim, foi possível recrear alguns espaços e vivências como: a escola, a mercearia, a taberna, o ateliê de costura, a casa, a sala, os jogos de época, o movimento associativo e a participação de Portugal na Grande Guerra.
Na mostra estão representadas profissões com os tipógrafos, pois a Imprensa desempenhou um papel fundamental na difusão dos ideais republicanos.
Também a imprensa operária conhece um importante incremento durante este período de charneira, e mesmo pós-revolucionário, dando a conhecer muitas das lutas operárias encetadas e as principais reivindicações, merecendo particular destaque o jornal A Batalha, fundado em 1919.
Por seu lado, os corticeiros conheceram uma forte implantação na vila do Barreiro para o que contribuiu a instalação do Caminho-de-Ferro em 1861, já que permitiu a vinda de famílias oriundas do Algarve e Alentejo, fomentando o aparecimento de pequenas fábricas por quase todas as ruas da vila.
CMB 2011-01-06
You must be logged in to post a comment Login