Cinco dias sob o lema “Um mundo de OUT.RA música”.

Cinco dias sob o lema “Um mundo de OUT.RA música”.

4 a 8 de Outubro de 2011

A oitava edição do OUT.FEST, festival que é cada vez mais uma referência no mundo de todas as músicas experimentais e desafiadoras, decorrerá entre os dias 4 e 8 de Outubro, com espectáculos a decorrer, como é habitual, em diferentes espaços da cidade do Barreiro.

Um dos grandes destaques da programação deste ano reside logo na noite de abertura, com o regresso do lendário pianista alemão ALEX VON SCHLIPPENBACH, desta feita liderando um trio com perto de quarenta anos de actividade, no qual se faz acompanhar pelo saxofonista EVAN PARKER, ele próprio um nome incontornável na ascensão do free-jazz e da música improvisada na Europa nas últimas quatro/cinco décadas, e pelo baterista PAUL LOVENS. Uma noite absolutamente imperdível para apreciadores da face mais desafiadora do jazz.

Outro regresso de destaque será o do trompetista SEI MIGUEL, em estreia absoluta de uma peça na qual o seu quarteto-base se fará acompanhar pelo guitarrista NORBERTO LOBO, num encontro improvável entre dois dos mais talentosos músicos nacionais da actualidade. O duo britânico PART WILD HORSES MANE ON BOTH SIDES, nome emergente no fértil panorama exploratório europeu, fará, na mesma noite, a sua estreia em palcos nacionais.

Os norte-americanos ONEIDA, também eles em estreia absoluta em Portugal, são o nome maior da noite de encerramento do festival, que promete ser absolutamente explosiva: a eles juntar-se-á o regresso aos palcos portugueses do incontornável DAMO SUZUKI, célebre vocalista dos CAN, desta vez coadjuvado pelo rock incandescente dos lisboetas SUNFLARE, bem como a actuação a solo de STEPHEN O’MALLEY, guitarrista e líder dos SUNN O))), e um dos grandes responsáveis pelo reaparecimento, nesta última década, do universo do heavy metal como território de inovação e experimentação criativas.

A edição de 2011 do OUT.FEST marca também o início de um projecto de longa duração, intitulado Sons do Arco Ribeirinho Sul, que se estenderá ao longo de 3 edições do festival, e que propõe, através de uma abordagem artística baseada no som, contribuir para a preservação e a consciencialização do património material e imaterial, ecológico e urbano do Sapal de Coina, Mata da Machada e Frente Ribeirinha Industrial do Barreiro. O projecto iniciar-se-á com uma residência artística pelo fonografista e radialista LUÍS ANTERO, e a exibição do filme SOUNDTRACKER, um documentário do realizador NICK SHERMAN que retrata a vida de GORDON HEMPTON, fonografista norte-americano especializado em gravações de campo, cujo trabalho foi já reconhecido com a obtenção de um Emmy.

A componente educacional do festival será este ano reforçada, sendo de destacar a realização da workshop de Escuta Criativa, a ter lugar na Galeria Municipal de Arte. O OUT.FEST regressará também às escolas secundárias do Concelho, para workshops destinadas aos alunos dos agrupamentos artísticos.

Esta 8ª edição do OUT.FEST retomará a parceria pioneira encetada no ano anterior com os Transportes Colectivos do Barreiro, que se traduz na possibilidade de viajar gratuitamente em todas as carreiras da empresa ao longo da duração do festival, a todos os portadores de bilhete ou passe para os concertos.

O festival, novamente merecedor de financiamento pela Direcção-Geral das Artes, e este ano também pelo Turismo de Lisboa e Vale do Tejo, é uma organização da OUT.RA – Associação Cultural, e é objecto de protocolo de apoio entre esta e a Câmara Municipal do Barreiro.

Programa completo, press-kit e informações: www.outfest.pt.vu

 

You must be logged in to post a comment Login