Programa vasto e diversificado com iniciativa descentralizadas por todo o Concelho
O Mês Sénior 2011, que decorre em Outubro, tem um programa “rico”, “vasto” e “diversificado”. É, de acordo com a Vereadora da Câmara Municipal do Barreiro, responsável pela área da Intervenção Social, uma iniciativa que reflecte muitas vontades e sensibilidades. Na Conferência de Imprensa de apresentação da edição deste ano do Mês Sénior, Regina Janeiro registou a “descentralização das iniciativas” e o facto de acontecer uma “ponte entre gerações” num Mês em que se assinalam os dias internacionais do Idoso (1 de Outubro) e da Terceira Idade (dia 28).
O Mês Sénior 2011 foi lançado em Conferência de Imprensa na passada quinta-feira, 22 de Setembro, nas instalações do Centro Social e Paroquial Padre Abílio Mendes. Marcaram presença os presidentes da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, da Junta de Freguesia do Barreiro, Raul Malacão, e da Direcção do Centro Social e Paroquial, Padre António Estêvão, além da Vereadora com a Intervenção Social, actual Vice-Presidente da CMB, Regina Janeiro.
“Iniciativa extensiva a todo o Concelho” –
– Raul Malacão
“Uma iniciativa extensiva a todo o Concelho” e um programa que “vai ao encontro de todos os gostos”, “variado”, são, na opinião do Presidente da Junta de Freguesia alguns dos motivos de atracção da iniciativa.
Na diversidade do programado, Raul Malacão destacou alguns eventos na área da música.
Presença da Igreja na Comunidade – Padre António Estêvão
Manifestando-se satisfeito por receber nas instalações do Centro Social e Paroquial a apresentação deste Mês, o Presidente da Direcção destacou a presença da Igreja na comunidade, a coordenação de esforços entre as várias entidades e desejou “as maiores felicidades e os melhores frutos”.
Partilha de passado e futuro – Carlos Humberto de Carvalho
“Não estamos, apenas, voltados para o passado”, afirmou o Presidente da CMB. Está-se, referiu, a partilhar passado e Futuro. “Estamos a partilhar aquilo que foi a nossa vida com aqueles que vão construir o futuro”. E, segundo Carlos Humberto de Carvalho, o futuro são os jovens mas, também, os seniores.
O Presidente sublinhou o “juntar” de instituições, diversos sectores sociais da população, escalões etários, experiências de vida, vontades. “Só assim é possível construir uma iniciativa”, disse, salientando, ainda, o facto de na programação se cruzarem três conjuntos de acções a realizar nos próximos dias: o Mês da Música, Quinzena da Educação e Mês Sénior.
Dança, teatro, cinema, visitas ao património, jogos, torneios, workshops e convívios de gerações são apenas algumas das propostas do Mês Sénior, que assinala a abertura da época desportiva, ginástica e hidroginástica. Em matéria de actividade física, estão, igualmente, previstas caminhadas.
A 7 de Outubro, haverá o Convívio da Tuna Académica ESTBar Tuna (da Escola Superior de Tecnologia Barreiro), Entregerações”, no Centro Comunitário de Santo André.
Dia 8, realiza-se, nas instalações da Escola de Fuzileiros Navais, um Almoço seguido de Matiné Dançante com a Orquestra Bohemia – trata-se de um momento sempre querido entre participantes. As inscrições encontram-se abertas nas juntas de freguesia das áreas de residência. O valor dos ingressos é de cinco euros.
A 28 de Outubro, inaugura a Exposição “10 anos de actividades lectivas e trabalhos realizados na Universidade da Terceira Idade do Barreiro [UTIB]”. Neste dia realiza-se, na Casa da Cultura, a Festa de Encerramento deste Mês, com animação e organização a cargo da UTIB.
O programa do Mês Sénior 2011, que envolve Câmara Municipal, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), associações de idosos e juntas de Freguesia, encontra-se publicado na Internet, no Sítio Oficial da CMB, em www.cm-barreiro.pt. Mais informações através da Divisão de Intervenção Social da CMB, na Rua Stinville. Telefones 21 206 8223/8225/8255.
O Mês Sénior 2010, recorde-se, teve cerca de quatro milhares de pessoas envolvidas.
CMB 2011-09-26
You must be logged in to post a comment Login