“Vôzinho, vozinha…. Conta-me mais um conto” e Leituras Encenadas
O Mês Sénior 2011 que decorre durante o mês de Outubro no concelho do Barreiro partilha, no seu programa, algumas iniciativas com a Quinzena da Educação. “Vôzinho, vozinha…. Conta-me mais um conto” e Leituras Encenadas é disso um exemplo. Misturar públicos, jovens e seniores, em torno de histórias cuja origem se perde nos tempos foi a proposta desta manhã.
Graciete Pereira, avô verdadeira de quatro netos, foi durante a manhã de hoje, dia 4 de Outubro, avó adoptiva de cinquenta e duas crianças (duas turmas) da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, nº9 do Alto do Seixalinho.
Confortável neste papel, Graciete prendeu a atenção da pequenada desde o início. Sem recurso aos livros, contou de memória “uma história que já contava o meu avô, do tempo em que os animais falavam”. No final, mostrou-lhes um calendário com os doze meses do ano e testou os conhecimentos dos alunos com perguntas sobre as quatro estações. Saiu a sorrir pois as palmas das crianças aqueceram a sala.
Refira-se que Graciete Pereira faz parte da ‘bolsa de contadores de histórias’ que habitualmente colabora com a Câmara Municipal do Barreiro nestas iniciativas. Adepta da tradição oral, esta avó aposta na preservação da “nossa memória colectiva” através da fala.
CMB 2011-10-04
You must be logged in to post a comment Login