O som e o silêncio Actividade promovida pela CMB nas escolas no âmbito do Mês da Música

O som e o silêncio  Actividade promovida pela CMB nas escolas no âmbito do Mês da Música

O som e o silêncio. ? }. ? é o som, } o silêncio. Apreender o som e o silêncio é o objectivo final do Workshop “Construção de Instrumentos Musicais”, uma das muitas actividades integradas no Serviço Educativo da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), promovida, no âmbito do Mês da Música, em diversas escolas do Concelho. O Mês da Música decorre até ao final de Outubro, com algumas das actividades, nomeadamente exposições, a entrarem por Novembro.

Hoje quinta, 27 de Outubro, realiza-se o último workshop de abordagem ao ? e ao } previsto na programação do Mês da Música. Dado o impacto nas jovens audiências e o consequente interesse manifestado pelas escolas, estão previstas mais acções com a mesma temática para Janeiro. Mais informações sobre o Serviço Educativo da CMB na Internet, no Sítio Oficial da CMB, na página http://www.cm-barreiro.pt/pt/conteudos/municipio/desporto-MA-cultura/Cultura/projectos/Servico+Educativo.htm.

Na Manhã de segunda-feira, 24 de Outubro, o som e o silêncio da “Construção de Instrumentos Musicais”, dirigido a alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, teve, desta feita, como formandos uma dezena de alunos, entre os 13 e os 15 anos, com multideficiências e necessidades educativas especiais da Escola do Ensino Básico, 2, 3 com Secundário de Santo António da Charneca.

“Vamos cantar a nossa música?” perguntou um aluno. Sugestões: “Balão Mágico”… “A Todos um Bom Natal”…

“(…) Sou feliz, por isso estou aqui/também quero viajar nesse balão/ Super fantástico no balão mágico/o mundo fica bem mais divertido (…)”. Escutadas as primeiras palavras, rapidamente foram acompanhadas por gestos coreográficos. O formador, o maestro Manuel Gonçalves, que dirige, desde a fundação (1994), o Coral TAB – Trabalhadores das Autarquias do Barreiro, rapidamente, pegou na música, tocou a guitarra clássica que levava consigo e puxou pelos alunos. Um sorriso de felicidade.

Terminado o aquecimento, passou-se à acção: à construção de instrumentos. Materiais: arroz, embalagens de iogurte, vassoura e outros objectos do dia-a-dia. Dois “copos” com os orifícios unidos entre si formando um objecto oco, vedado, ou garrafas tapadas com fita adesiva. No interior arroz ou caricas (que, também, podem ser feijão ou grão). As maracas estavam feitas. Com o cabo da vassoura fizeram-se clavas.

Irresistível. Ainda não tinham ensaiado, já os jovens agitavam os recipientes, batiam “os pauzinhos” e produziam sons.

“Agora quando eu pedir para os pauzinhos começarem…”, exemplifica o formador. Gargalhada de alegria.

“A bandinha vai tocar”

“Vou escrever um som” – uma figura musical -, informou o maestro, dando, assim, início a uma nova fase da sessão. “E depois vou escrever um silêncio e não se pode tocar”. No quadro desenhou: ? e }. Procedeu-se ao ensaio.

E agora se cantarmos uma canção?”, desafiou Manuel Gonçalves para testar a aprendizagem. Primeiro a guitarra, depois as clavas, depois maracas.

“A bandinha vai tocar (…)”. “(…) Prestem muita atenção que os instrumentos todos vão tocar”, remata o tema. Explosão de sons: guitarra, clavas, maracas – todos em conjunto.

Conclusão

Para encerrar a sessão, Manuel Gonçalves perguntou: “Que música querem cantar?”. Resposta imediata: “Balão Mágico”. Novamente cantaram, novamente com coreografia, “com o Balão Mágico o mundo fica bem mais divertido”.

Cantaram-se vários temas e ainda houve oportunidade para um dos jovens experimentar a guitarra. Manuel Gonçalves colocou-a no colo de um jovem e este produziu som dedilhando as cordas.

“Cumpriram o objectivo ficaram a conhecer uma figura que representa o som e outra que representa o silêncio”, concluiu o formador, dando, deste modo, feedback do balanço da sessão.

Programação do Mês da Música: http://www.cmbarreiro.pt/pt/conteudos/noticias+e+eventos/noticias/destaques/MES+DA+MUSICA+2011.htm.

CMB 2011-10-27

You must be logged in to post a comment Login