BONS VENTOS DE ESPANHA

BONS VENTOS DE ESPANHA

Realizaram-se no passado Domingo as eleições legislativas em Espanha.

Foram eleições marcadas pelo fortissimo desgaste do PSOE fruto das suas erradas políticas, de cariz neoliberal, o povo espanhol castigou o seu anterior Governo. No entanto, e de forma oportunista surge vitorioso nestas eleições o PP, partido da direita espanhola que em certa parte conseguiu enganar parte do povo (à boa maneira portuguesa de Passos Coelho).

Mas de real destaque nestas eleições é a ascensão da Esquerda Unida que obteve perto de 1.700000 votos mais 800000 dos que nas últimas eleições e subiu de 2 para 11 deputados, formando assim de novo um Grupo Parlamentar. Mas esta vitória da IU(que passou a terceira força nacional) seria ainda muito maior se o sistema eleitoral espanhol fosse realmente proporcional (teria 25 deputados em vez de 11).

 A vitória da IU é uma vitória colectiva conquistada na luta do dia a dia junto dos explorados espanhóis, não é uma vitória meramente eleitoral, é fruto de uma crescente e grande influência social do Partido Comunista Espanhol e dos seus aliados. É caso para dizer que neste caso, alguns bons ventos (entre outros maus) sopram de Espanha, que a luta continue, e, que as posições progressistas se vão reforçando!

Rebélate !

Nuno Miguel Ferreira

 

You must be logged in to post a comment Login