REMO Ferroviários do Barreiro conquistam Primeira Regata dos Clubes Centenários

REMO Ferroviários do Barreiro conquistam Primeira Regata dos Clubes Centenários

Numa manhã agradável e propícia à prática de desportos náuticos, decorreu, no passado sábado na zona da Junqueira/Alcântara, em Lisboa a Regata dos Clubes Centenários sob organização da Associação Naval de Lisboa.

Disputada exclusivamente em Yolles de oito remadores que são barcos não olímpicos, habitualmente construídos em madeira e muito populares entre os clubes do Tejo e Sado, esta regata juntou quase 180 atletas que cumpriram um percurso de 3500 metros em sistema de contra relógio.

Nas 21 provas, das quais quatro para tripulações feminina, os Ferroviários do Barreiro estiveram presentes com duas tripulações: uma masculina e outra feminina. O sistema de classificação apenas contemplava um vencedor absoluto em masculino e outro em feminino – Um sistema de handicaps feito baseado na média das idades dos elementos das tripulações ajustava as diferenças de escalões etários numa tentativa de aproximar competitivamente as diferentes faixas etárias em confronto.

Baseando-se em aproximações modelizadas matematicamente pode, em função da construção da calculatória, levar a injustiças relativas. Coube á tripulação feminina do GDFB sofrer essa injustiça, resultando daí a sua relegação para a 2ª posição, sendo visível o embaraço dos organizadores que declaram vencedoras uma equipa da casa em detrimento das remadoras barreirenses.

Já no sector masculino, a equipa master campeã nacional (média de 43 anos) fez valer novamente os seus pergaminhos e, numa prova irrepreensível, alcançou de forma destacada o primeiro lugar trazendo para o Barreiro a respectiva taça.

Álvaro Branco

GDFB – Remo

You must be logged in to post a comment Login