IC32 E CRIPS – CIRCULAR REGIONAL INTERNA DA PENÍNSULA DE SETÚBAL

IC32 E CRIPS – CIRCULAR REGIONAL INTERNA DA PENÍNSULA DE SETÚBAL

Obras em curso em análise na reunião com populações

O Grupo Recreativo União Penalvense foi o palco para a realização de uma reunião com moradores das freguesias de Coina e de Santo António da Charneca. O encontro teve lugar no sábado, 7 de Janeiro, e serviu para esclarecer a população relativamente a vários aspectos relacionados com as obras em curso no IC32/CRIPS – Circular Regional Interna da Península de Setúbal. Em concreto foi explicado o conjunto de impactos que estes trabalhos têm, quanto tempo podem demorar e quais são as medidas passíveis de mitigar alguns destes impactos. “Vamos ter dois meses de sacrifício mas vamos ficar com melhorias significativas”, considerou Carlos Humberto de Carvalho.

Vicente Figueira, Presidente da Junta de Santo António da Charneca, fez as honras da casa e apresentou a mesa. Marcaram presença Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Rui Lopo, Vereador do Planeamento e Gestão Urbana, Juvenal Silvestre, Presidente da Junta de Freguesia de Coina, Maria José Martinho, engenheira responsável pela Divisão de Fiscalização da CMB e o engenheiro Carlos Viegas, director de obra.

Enquadrando o encontro, Rui Lopo explicou que é intenção do Município, em conjunto com as entidades que estão no terreno a executar estas obras, prestar informações às populações directamente afectadas de Covas de Coina e da Penalva. Assim, passou a enumerar a importância da infraestrutura rodoviária (CRIPS). Disse tratar-se de “uma reivindicação muito antiga dos concelhos da Península de Setúbal, que queriam ficar ligados por uma circular regional (desde Alcochete até à Trafaria)”. O Vereador acrescentou, também que “em relação ao Barreiro coloca-nos mais próximos de um conjunto de locais melhorando a nossa acessibilidade designadamente a Almada e à Costa de Caparica”. Para concluir esta explicitação inicial, Rui Lopo disse ainda que na zona de Coina foi possível, na fase de projecto, criar uma ligação (pontão) que passa por cima do rio e que permite afastar o tráfego mais pesado do interior da freguesia melhorando a qualidade de vida das populações.

De acordo com Carlos Viegas, “prorrogámos o mais que pudemos esta situação mas torna-se inadiável para avançarmos com o planeamento que temos para reformulação de todo o Nó da Penalva. Dentro de dois meses estamos em condições para concluir definitivamente essa ligação mas para que isso seja possível é imprescindível que agora se façam algumas alterações nos hábitos diários das pessoas. Da nossa parte, aquilo que podemos fazer para minorar esta situação é cumprir com o prazo que nos comprometemos”, disse.

Clarificando com maior detalhe qual é a alteração de trânsito proposta durante estes dois meses, Carlos Humberto de Carvalho disse que a estrada até aqui utilizada, da Penalva para Covas de Coina, e vice-versa, vai ser interrompida. O percurso alternativo passa a integrar a passagem pela rotunda da Autoeuropa. “Depois da obra concluída o percurso normal será retomado e com novas condições pois a Estrada 1028 vai ser toda arranjada e vão ser executadas três rotundas em locais indicados pela Autarquia”.

De acordo com o Presidente da CMB, a obra é do Estado e por isso a Autarquia não possui, em todos os momentos, todas as informações que desejaria para prestar à população. “Após meses de contactos por parte do Município, para que se marcassem reuniões entre a Estradas de Portugal, nós e as respectivas populações (de Coina e de Santo António) nada havia sido feito e por isso avançámos, agora, certos de que já o devíamos ter feito há mais tempo”, justificou.

Sendo certo que, obras com esta dimensão, em locais onde há pessoas a viver, originam sempre problemas, o Presidente quis deixar claro que muitas das reivindicações da Autarquia foram agora, em parte, aceites pelas concessionárias que estão no terreno. “Tentámos sempre defender os interesses das populações em causa, estejam certos disso. Sei que ainda vamos ter dois meses de sacrifício mas vamos ficar com melhorias significativas”, reafirmou.

CMB 2012-01-12

You must be logged in to post a comment Login