“Atitude de abertura e de diálogo caracteriza intervenção municipal” afirmou Carlos Humberto de Carvalho
O Roteiro das Freguesias que decorreu no Barreiro entre 7 e 13 de fevereiro chegou ontem ao fim. Em jeito de balanço Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), enumerou o conjunto de visitas realizado e afirmou que, embora do ponto de vista económico e financeiro não haja disponibilidade por parte do Município para apoiar há, indiscutivelmente, “vontade de em conjunto encontrarmos as soluções”.
Caracterizando a Freguesia do Barreiro como ‘um núcleo central do Concelho’ com tradições fortes, uma vivência associativa muito marcada e um conjunto de equipamentos de grande importância, o Presidente da CMB recordou que, neste Roteiro, foi possível visitar equipamentos das áreas da saúde, do apoio social e da educação.
“Visitámos pequenos comerciantes, e outros cujo volume de negócio é maior, visitámos coletividades e fizemos muitos contactos. O que se nota de mais significativo é, por um lado, a preocupação com a situação que se vive no País e na Região mas, por outro, também registámos que existe uma capacidade de intervenção no sentido de procurar alterar as coisas”.
Ao nível estratégico, Carlos Humberto de Carvalho considera muito importante continuar a estreitar laços com o Movimento Associativo, com as instituições, com os empresários e com as populações em geral. “Estamos numa fase do ponto de vista económico e financeiro, do País mas também do Poder Local e em concreto da CMB, que não nos permite responder a solicitações de apoio financeiro, mas em relação ao apoio de outra ordem, que se traduza em encontrar soluções e pensar em conjunto, para isso temos total disponibilidade”.
E esta foi a tónica dominante nas vistas que o Executivo Municipal realizou neste último dia de Roteiro. A manhã começou com uma visita ao Centro de Respostas Integradas (CRI) da Península de Setúbal durante a qual Helena Raposo, Coordenadora, apresentou a Equipa de Tratamento do Barreiro e falou sobre o trabalho que é realizado. A comitiva municipal seguiu para as instalações do colégio ‘Minerva – Aventura do Saber’, daí para o Instituto dos Ferroviários, seguindo-se uma visita às instalações da Colmeia – parte integrante do ‘Jardim de Infância D. Pedro V’.
As visitas da manhã ficariam completas, no Bairro das Palmeiras, com uma visita ao Centro de Animação Infantil Comunitário (CAIC) e ao Grupo Desportivo Operário “Os Vermelhos”.
Ao final da tarde, e com uma visita aos estabelecimentos comerciais existentes no Bairro das Palmeiras, a par de várias conversas com a população residente, o Roteiro ficaria concluído.
Genericamente, Carlos Humberto de Carvalho considerou que o momento atual não permite ‘fazer’ mas é ideal ‘para pensar’. Defendendo que é preciso “termos uma perspetiva de futuro em relação às coisas”, o Presidente da CMB reiterou a sua vontade e disponibilidade para com todos trabalhar. “O que temos dito às instituições é que estamos disponíveis para com elas pensar, no sentido de encontrarmos as soluções mais adequadas para o seu futuro, para o futuro da freguesia e do Concelho. A nossa postura é de diálogo, de abertura e de disponibilidade”.
Ainda de acordo com o Presidente, “o Roteiro, e esta estadia que tivemos na freguesia do Barreiro, mais uma vez comprova a importância do diálogo e deste reencontro com as populações. O nosso objetivo é incentivar as pessoas dizendo-lhes que não podemos desistir e que é preciso encontrar novos caminhos para os problemas. Não se consegue fazer tudo hoje, mas vamos fazendo, dia após dia. O incentivo e o apoio são fundamentais para não nos deixarmos amedrontar e para contrariarmos, com dinamismo, a vontade de desistir”.
CMB 2012-02-14
You must be logged in to post a comment Login