Projeto de voluntariado urbano apresentado quer mobilizar toda a comunidade

Projeto de voluntariado urbano apresentado quer mobilizar toda a comunidade

“Dia B – Movimente Esta Ideia” a 30 de junho

Inscrições até 15 de junho

“Esperamos que toda população colabore” e que a “mobilização seja a maior possível”. Este foi o desejo formulado pela Vice-Presidente da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Vereadora responsável pelas áreas das Obras Municipais, Águas e Resíduos, Jardins e Espaços Verdes, Sofia Martins, na apresentação do Projeto “Dia B – Movimente Esta Ideia”, ao final da tarde de ontem, terça-feira, 15 de maio, no Bar da Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”.

“Movimente Esta Ideia” é o mote deste projeto no âmbito do voluntariado urbano, de envolvimento coletivo, que assenta em quatro eixos de intervenção: Campanha de Limpeza Urbana, Requalificação de Mobiliário Urbano e Espaço Público, Manutenção de Espaços Verdes e Arte Urbana. O “Dia B” visa a mobilização dos vários agentes da sociedade civil em torno de um bem maior: a comunidade, o bem-estar. A realização desta iniciativa está agendada para 30 de junho.

As inscrições, oficialmente, ontem, abertas – até 15 de junho – podem ser efetuadas diretamente no Sítio Oficial da CMB na Internet, através do link http://www.cm-barreiro.pt/pt/conteudos/DiaB/. Um folheto informativo com Ficha de Inscrição pode ser descarregado no link http://www.cm-barreiro.pt/NR/rdonlyres/821A7C9B-FAA1-4B9E-B5C8-45B9D6D7867D/80401/DiaB_triptico_InscricaoSite_download.pdf. Depois de preenchido, o formulário, pode ser enviado por correio eletrónico para o endereço criado para o efeito, diab@cm-barreiro.pt. Através deste e-mail será possível esclarecer todas as dúvidas.

…/…

As inscrições podem, igualmente, ser efetuadas, no Posto de Turismo do Barreiro (telefone: 21 099 0837) e no Espaço J (21 099 7007), ambos instalados no Mercado Municipal 1º de Maio, Avenida Alfredo da Silva, Barreiro, na Biblioteca Municipal, na Rua da Bandeira, Urbanização do Palácio do Coimbra (21 096 6537) ou nas oito juntas de Freguesia do Concelho, parceiras institucionais do projeto.

Juntas de freguesia parceiras da iniciativa

Na sessão de apresentação, além de Sofia Martins, estiveram o Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, os vereadores com as áreas do Desporto, Cultura e Associativismo, Intervenção Social e Educação, Juventude, Bibliotecas e Arquivo, Regina Janeiro, e com a Administração Geral e Patrimonial, Carlos Moreira, representantes de juntas de Freguesia e outros parceiros já confirmados no evento.

Mobilizar/sensibilizar os cidadãos para a “gestão do espaço público” é, de acordo com a Vice-Presidente, um dos objetivos deste Projeto. Sofia Martins salientou o envolvimento de todos os agentes da comunidade, nomeadamente das juntas de Freguesia, o seu “papel fundamental neste dia e em todo o processo”.

Pretende-se a criação de parcerias, pelo que estão a ser feitos contactos com empresas locais, para fornecimento com mecenato. “Pensamos que este projeto pode ser um começo”, revelou Sofia Martins, crente que o “Dia B” ajudará “as pessoas a sentir o espaço [público] como seu”

…/…

Iniciativa de construção coletiva;

Partilhem connosco este dia

Trata-se de uma iniciativa “de construção coletiva”. Uma cidade é construída por pessoas que vivem, trabalham ou estão de visita, disse o Presidente da CMB, que apelou à participação da população, a título individual ou em conjunto: “Fazemos aqui o convite – a cada um, individualmente, às instituições – que partilhem connosco este dia”.

“O Concelho tem que ser construído com a participação de todos. O Barreiro tem dado exemplo, ao longo da sua vida, de momentos de participação cívica significativos (…), tanto do ponto de vista associativo, como desportivo, social, ou político. No momento que o Barreiro e o País atravessam, apelamos a que os cidadãos (…) nos ajudem a dar mais este exemplo – de cidadania; mas, também, da construção de uma cidade que queremos, cada vez mais, participada, que envolva os seus cidadãos, ajude a criar mais bem-estar, melhores condições de vida para todos nós. Achamos que isso é possível com o envolvimento, a participação de todos. Venham connosco participar neste dia B”, reiterou, no final da sessão, como conclusão, Carlos Humberto de Carvalho.

Preveem-se intervenções nas oito freguesias do Concelho.

As inscrições já estão em andamento. Estão abertas a todos os que quiserem contribuir, não necessariamente residentes.

CMB 2012-05-16

You must be logged in to post a comment Login