Protecção Civil vai realizar exercício “CPX – BARREIRO 2012” para testar comunicações em postos de comando, na manhã de 5 de junho
A Câmara Municipal do Barreiro (CMB), em colaboração com o CDOS – Comando Distrital de Operações de Socorro de Setúbal, vai realizar, entre as 9h00 e as 13h00 de terça-feira, dia 5 de junho, um exercício de comunicações denominado “CPX – BARREIRO 2012”. Trata-se de uma ação (do inglês “Command Post Exercise”), sem meios reais no terreno, planeada e conduzida ao nível de postos de comando, com a finalidade de treinar a resposta das entidades com responsabilidade em matéria de protecção civil Distrital e Municipal, no quadro da intervenção operacional perante uma situação de exceção decorrente do desenvolvimento de um cenário de acidente grave numa indústria.
Esta operação decorrerá, fisicamente, no Concelho do Barreiro, e terá a intervenção das seguintes Entidades: CDOS, CMB, Comissão Municipal de Protecção Civil do Barreiro, no âmbito desta, as corporações de bombeiros do Barreiro (Corpo de Salvação Pública e Sul e Sueste) e a Subcomissão afeta à Segurança Industrial (na qual estão engolobadas as empresas LBC – Tanquipor, Fisipe e Nova AP), e juntas de Freguesia do Barreiro e do Lavradio.
No âmbito deste exercício poderão ser emitidos Comunicados para informação da POPULAÇÃO/COMUNICAÇÃO SOCIAL. Todas essas notas serão publicadas no Sítio Oficial da CMB na Internet, identificados, no topo, com as palavras “EXERCÍCIO, EXERCÍCIO, EXERCÍCIO”.
Será desenvolvido um cenário fictício de acidente grave, do Plano de Emergência Externo (PEE), numa indústria Seveso, sediada no Concelho, de modo a possibilitar a ativação das áreas de intervenção de logística, comunicações e gestão da informação.
Finalidade
O “CPX – BARREIRO 2012” tem como finalidade testar a área de intervenção de logística, comunicações e gestão da informação de âmbito Municipal e proporcionar a todos os intervenientes o treino adequado nos procedimentos de autoproteção e segurança face a uma situação de crise associada a um acidente industrial grave.
Os resultados deste exercício servirão como contributos para o planeamento de um exercício LIVEX, que tem como pressuposto testar o Plano de Emergência Externo de Protecção Civil, da responsabilidade da CMB.
O cenário do exercício, frise-se, proveniente do PEE do Barreiro, será fictício, devendo permitir a condução das ações a tomar em caso de diversas ocorrências no âmbito da Protecção Civil, de acordo com as capacidades e possibilidades das entidades participantes.
CMB 2012-05-29
You must be logged in to post a comment Login