“Queremos construir um sorriso na população do Barreiro” afirmou Carlos Humberto de Carvalho
A constituição da Comissão de Festas, das FESTAS DO BARREIRO, edição 2012, foi oficialmente apresentada hoje, dia 3 de julho, em conferência de imprensa. Com realização marcada de 10 a 19 de Agosto, as FESTAS DO BARREIRO alargam, neste ano, a sua Comissão e integram elementos representantes do Movimento Associativo da Freguesia do Barreiro, e um representante da Junta daquela Freguesia. Aproveitam-se, assim, sinergias e dinamismo e alarga-se a possibilidade de envolvência e participação de mais agentes da comunidade barreirense.
Regina Janeiro, Vereadora responsável pelas áreas do Desporto, Cultura e Associativismo, fez o enquadramento desta Conferência começando por explicar qual tem sido o ‘caminho’ seguido pela Autarquia relativamente à planificação e organização das Festas do Barreiro. Depois de alguma indecisão quanto à sua realização (tendo em conta os constrangimentos atuais do Concelho e do País), e depois dessa mesma indecisão ter sido partilhada com diversos parceiros, pareceu a todos que “não haver Festas seria mais um motivo para aumentar uma certa «tristeza e depressão coletiva» existente”. Regina Janeiro justificou que as Festas do Barreiro são, já, um lugar de encontro e de alegria entre as pessoas e, por isso, “não podemos nem queremos contribuir para ver aumentar os constrangimentos da população”.
A criação de uma Comissão de Festas alargada, que integrasse representantes do Movimento Associativo da Freguesia do Barreiro, no caso concreto, duas entidades coletivas, e a própria Junta de Freguesia, foi o caminho apontado.
Assim, e no que respeita à Organização, na edição de 2012 das Festas do Barreiro, a responsabilidade da Câmara Municipal do Barreiro passa a ser partilhada com a Junta de Freguesia do Barreiro, a Associação “Moto Clube do Barreiro” e a Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense (S.I.R.B.) “Os Penicheiros”.
A Junta de Freguesia do Barreiro faz-se representar nesta Comissão pelo seu Presidente, Raul Malacão, o “Moto Clube” pelos elementos Manuel Messias e Susana Biscaia e “Os Penicheiros” pelo Presidente da Direção, Vítor Santos.
Antes de passar a palavra a Carlos Humberto de Carvalho, Regina Janeiro acrescentou que o desenho das Festas está a ser ultimado partindo do princípio que “elas possam ter as mesmas valências dos anos anteriores” mas também que se possam autossustentar em algumas vertentes. A terminar, referiu que existe uma grande redução de custos relativamente a 2011 e que está ‘no terreno’ a captação de parcerias para a programação do Palco das Marés. Vão existir duas exposições institucionais e é intenção manter os espaços Crianças, da Juventude e do Desporto. Mesmo a concluir, disse que a aposta consiste em “sem investimento público, manter a qualidade das Festas do Barreiro”
Por parte da Junta de Freguesia do Barreiro, Raul Malacão referiu que a experiência e a motivação dos anos anteriores são para manter.
Nesta sequência, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro afirmou que preside à realização das Festas a vontade de “construir um sorriso na população do Barreiro”. Sendo natural que existam reflexos da situação atual, designadamente na taxa de ocupação da MEI – Mostra Empresarial e Institucional, as Festas realizam-se até porque são entendidas como “local de encontro, de partilha, de memória. E local onde anualmente podemos reencontrar ou fazer novas amizades”.
Na opinião deste Autarca, os condicionamentos do ponto de vista financeiro são ou podem ser motivo de empenho, de motivação e de uma dose de criatividade adicional. E, nas Festas, também isso se deverá refletir.
“Vamos continuar a fazer acontecer com aquilo que é possível”, disse Carlos Humberto de Carvalho, que enfatizou a presença do Movimento Associativo da Freguesia do Barreiro na Comissão de Festas. “É um passo do caminho”.
A terminar, o Presidente da Câmara Municipal apelou à participação nestas Festas das entidades empresariais, de caráter cultural, lúdico e desportivo. “Precisamos contar com muitas vontades para que as Festas do Barreiro possam ser um êxito”.
Refira-se que esta conferência de imprensa decorreu nas instalações do Secretariado das Festas que, este ano, funciona no Largo do Mercado 1º de Maio, (ex-Mercadinho) com seguinte horário, de segunda a sexta, 9/12h30 e 14/16h30. O Secretariado das Festas pode igualmente ser contatado através do telefone 21 099 71 12.
CMB 2012-07-03
You must be logged in to post a comment Login