No âmbito do “Clube Europeu”, projeto desenvolvido pela Escola Básica 2+3 D. Luís Mendonça Furtado, visitaram o Barreiro quatro professores e 22 alunos italianos e espanhóis, com idades compreendidas entre os 12 e os 15 anos.
“Formar cidadãos europeus” é o objetivo do Clube Europeu, segundo referiu a coordenadora do projeto, professora Ana Paula Pina, da Escola promotora, salientando que este intercâmbio de alunos visa o conhecimento de outras culturas e costumes.
De salientar que os alunos da Escola Básica 2+3 D. Luís Mendonça Furtado já estiveram recentemente uma semana em Santander, Espanha, prevendo-se que, em março, viajem até Roma.
No Barreiro, alunos espanhóis e italianos trabalharam na elaboração de um magazine, visitaram alguns monumentos em Lisboa, participaram numa festa da escola, na SIRB “Os Penicheiros”, e visitaram os Paços do Concelho, onde, a receber a comitiva, esteve o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, e o Vereador Carlos Moreira.
“Nasci no Barreiro e sempre cá vivi e gosto muito da minha terra”, referiu Carlos Humberto de Carvalho na receção aos alunos e professores estrangeiros. Apresentando o Concelho, referiu que o Barreiro “não tem castelos, nem palácios, nem casas senhoriais, mas tem algo que gostamos muito: os rios, as chaminés e um rico património industrial que criou riqueza e deu emprego e trabalho”, salientou o Autarca.
“Há uns anos disseram que a indústria passou de moda. O tempo provou que a indústria, as pescas, a agricultura são indispensáveis à criação de riqueza”, referiu Carlos Humberto de Carvalho. “Temos o direito de construir a nossa felicidade e para isso temos de ter condições de vida e emprego. Para tal, é necessário estudarem para, mais tarde, tomarem conta do Mundo”, rematou o Presidente da CMB.
Cmb 2012-12-17
You must be logged in to post a comment Login