Assinalar a vida e obra do Homem, pensador e artista
No ano em que se assinala o Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal, a Câmara Municipal do Barreiro (CMB), em conjunto com diversas entidades, está a promover um plano de comemorações que dê expressão às múltiplas vertentes da intervenção e contribuição de Álvaro Cunhal enquanto político, artista plástico e escritor. A intenção de comemorar o Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal foi apresentada ontem, dia 3 de janeiro, em Conferência de Imprensa, pelo Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, pela Vereadora da Cultura, Regina Janeiro, e por representantes de entidades parceiras no projeto, designadamente Artesfera – Associação de Artes Plásticas do Barreiro, Cooperativa Cultural Popular Barreirense e Cine Clube do Barreiro.
“Hoje (3 de janeiro) faz 53 anos que Álvaro Cunhal fugiu de Peniche para nunca mais voltar aos calabouços da prisão. Considerámos que devia ser neste dia, pelo simbolismo que carrega, que deveríamos fazer o anúncio público”, referiu Regina Janeiro no início da Conferência de Imprensa, salientando que a fuga do Forte de Peniche “foi uma das mais espetaculares da história do fascismo português, por se tratar de uma das prisões de mais alta segurança do Estado Novo”.
“Pareceu-nos que devíamos assinalar o Centenário sobre o nascimento de um homem que foi uma das mais ricas e fascinantes personalidades do Século XX português”, salientou a Autarca, considerando interessante convidar parceiros que à CMB se quisessem juntar para a elaboração de um plano de comemorações. Desta forma, além das entidades parceiras, presentes na Conferência de Imprensa, o plano de comemorações está aberto à integração de outros parceiros.
Até ao dia 10 de novembro, data que em que Álvaro Cunhal faria cem anos, vão decorrer iniciativas de homenagem ao Homem, Pensador e Artista, anunciadas oportunamente, estando, de momento, o programa em aberto.
“Álvaro Cunhal foi uma figura marcante do Século XX na História portuguesa, no movimento comunista internacional e também no Concelho do Barreiro, pela história de resistência que o Município tem”, referiu o Presidente da CMB na Conferência de Imprensa.
Carlos Humberto de Carvalho salientou que “o Barreiro tem um percurso, particularmente no Século XX, na resistência à ditadura, que constitui o seu ‘Bilhete de Identidade’”, justificando, desta forma, a participação da Autarquia nas comemorações do Centenário do Nascimento de uma “figura tão importante na resistência antifascista”.
“Vamos promover iniciativas que enfatizem o lutador pela liberdade, o construtor da Democracia”, referiu o Autarca, salientando também a importância de Álvaro Cunhal como artista, escritor e “cidadão português que, não só refletiu como construiu e interveio de forma multifacetada em diversas áreas”.
“Fazer referência ao Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal, no momento presente, é um ato de liberdade e de afirmação da Democracia em Portugal”, salientou Carlos Humberto de Carvalho.
CMB 2013-01-04
You must be logged in to post a comment Login