Grupo de Entreajuda para a Procura de Emprego

Grupo de Entreajuda para a Procura de Emprego

CARTAZ GEPESessão Pública a 1 de fevereiro, na Biblioteca do Vale da Amoreira

A Rede para a Empregabilidade Barreiro-Moita vai promover, pelas 15h00 de 1 de fevereiro, na Biblioteca do Vale da Amoreira, uma sessão de apresentação pública do Grupo de Entreajuda para a Procura de Emprego (GEPE) para os territórios do Barreiro e da Moita. Os GEPE têm como objetivo apoiar os desempregados dos respetivos territórios onde são criados – e são já vários espalhados pelo País.

«Está desempregado/a? Acha que pode ajudar e ser ajudado? Faça parte de um grupo de pessoas que se ajudam umas às outras na procura de emprego», é o mote desta iniciativa. A Organização convida desempregados e interessados a marcar presença na sessão – gratuita –, aberta às comunidades do Barreiro e Moita. A metodologia GEPE em Portugal é promovida pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), com o qual, de acordo com Nota de Imprensa, a “Rede para a Empregabilidade estabeleceu contacto no sentido de replicar este conceito nos seus territórios de abrangência”.

Os GEPE são «grupos informais de pessoas desempregadas, que se reúnem periodicamente e cujo objetivo é a procura ativa de emprego, na qual todos os membros do grupo colaboram e se ajudam mutuamente. A rede GEPE consiste num projeto inovador que pretende apoiar desempregados, especialmente os que sofrem um maior impacto psicológico do desemprego, seja pela sua duração, seja pela situação inesperada ou pela situação vulnerável em que se encontram.

Pela dinâmica de entreajuda em grupo, apoiada por um/a animador/a, o GEPE pretende que os seus participantes ultrapassem a desmotivação, isolamento e tendência depressiva que, frequentemente, o desemprego introduz. Cada elemento do grupo terá a função de apoiar os restantes na missão de procurar emprego, munido de uma atitude positiva e com um foco proactivo no mercado de trabalho, fomentando-se laços de solidariedade e amizade».

Os GEPE «não têm emprego para oferecer, formação ou mesmo subsídios para distribuir, ou seja, não são uma “fórmula mágica” para os problemas dos desempregados, porém, podem ser o início de uma solução», explica a Nota.

No Concelho do Barreiro, os GEPE irão abranger, numa primeira fase, as freguesias de Santo António da Charneca e Alto do Seixalinho.

Mais informações podem ser encontradas na Internet na página www.empregabilidade-bm.tk.

CMB 2013-01-30

One Response to "Grupo de Entreajuda para a Procura de Emprego"

You must be logged in to post a comment Login