Conferência “Património Azulejar do Barreiro | Um Olhar sobre o Barreiro Antigo”, no próximo sábado, dia 23 de fevereiro, pelas 16h00, na Galeria Municipal de Arte do Barreiro.
O evento conta com as presenças de Maria Antónia Pinto de Matos (diretora do Museu Nacional do Azulejo), Leonor Sá (coordenadora do Projeto S.O.S Azulejo), Isabel Pires (RTEACJMSS – Rede Temática de Azulejaria João Miguel dos Santos Simões) e Rui Madeira (artista plástico).
A entrada é livre.
O Concelho do Barreiro possui um património azulejar diversificado e abundante, o qual deve ser objeto de identificação, inventariação, restauro, conservação, estudo e divulgação.
A área urbana do Barreiro Antigo apresenta-nos um conjunto edificado com uma grande variedade e complexidade azulejar, rico a nível artístico e histórico. Com o passar do tempo, assistimos à sua rápida degradação. Consciente desta situação, a Câmara Municipal do Barreiro encontra-se a promover a implantação de um plano de ação sobre este mesmo património, com o objetivo de apelar e sensibilizar a população para a importância deste património artístico e histórico.
Este evento realiza-se no âmbito da exposição coletiva de fotografia “Património Azulejar do Barreiro”, promovida pela CMB e patente ao público na Galeria Municipal de Arte do Barreiro até 2 de março.
Estão expostas inúmeras fotos de azulejos de edifícios do Barreiro Antigo integradas num levantamento fotográfico realizado por um grupo de fotógrafos do Barreiro, designadamente: Ana Ferreira, Ana Rodrigues, António Barata, Esmeralda Barão, Isabel Seruca, João Silva, Joana Antunes, José Calado Mendes e Paulo Iglésias.
A seleção de fotografias e o trabalho de curadoria têm a assinatura de fotógrafo barreirense Cláudio Ferreira.
Está, igualmente, patente ao público um levantamento realizado pelo Gabinete de Regeneração Urbana da CMB aos edifícios do Barreiro Antigo, com informação técnica mais detalhada.
A mostra está de 3ª feira a sábado, das 14h00 às 20h00, na Galeria Municipal de Arte, localizada na Avenida Alfredo da Silva, nº 15, (edifício do antigo Tribunal). Para mais informações contacte: 21 207 67 59, ou http://barreiroamac.wordpress.com/patrimonio-azulejar/ .
CMB 2013-02-19
You must be logged in to post a comment Login