Apresentação do livro “Histórias mal contadas”

Apresentação do livro “Histórias mal contadas”

cartaz_apresentacao_Historias16 MARÇO | 16H00 | BIBLIOTECA MUNICIPAL

No próximo sábado, dia 16 de março, tem lugar a apresentação do livro “Histórias mal contadas”, de Amélia Militão, pelas 16h00, na Sala Multiusos da Biblioteca Municipal do Barreiro.

Na sessão está previsto um momento musical com Luís Silveiro (guitarra e voz).

BIOGRAFIA

Maria Amélia Assunção Militão Gazela nasceu a 2 de Junho de 1955, na vila do Lavradio, concelho do Barreiro.

Frequentou a Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva do Barreiro onde terminou o 11° ano.

Trabalhou na CP como escriturária e em 1978 demitiu-se para estudar em Kiev e em Moscovo, língua e literatura russa no Instituto Maurice Thorez.

Em 1989, partiu para Bruxelas para trabalhar no Conselho da União Europeia.

Em 2006, decide frequentar aulas de pintura, iniciando-se na aguarela, passando ao óleo, e pastel. Em 2010, iniciou-se na pintura da porcelana.

Em 2005, é admitida no Círculo literário da União Europeia. No ano seguinte, é criada, a seu pedido, a revista LittéraTour, onde publica textos literários e poesia em língua portuguesa com tradução em francês e inglês.

Em 2009, é admitida no grupo literário belga Grenier Jane Tony.

Em 2011, publica o seu primeiro livro de poesia Eterna Incerteza.

Em 2012, publica o seu segundo livro Histórias mal contadas, um livro de histórias.

 

SINOPSE

Trata-se de um livro de pequenas histórias, algumas mesmo muito curtas de uma só página. O objetivo é o de não cansar o leitor, permitir-lhe uma leitura fácil e agradável e ao mesmo tempo levar o leitor a questionar-se sobre a veracidade, ou não destas histórias.

Estas histórias mal contadas têm todas, sem exceção, um fundo de verdade. A autora deixa no ar várias questões no sentido de levar o leitor a procurar respostas. Qualquer obra de ficção é isto mesmo: o permitir ao leitor dar asas à sua imaginação. Um texto nunca é interpretado da mesma maneira, e é nisto que reside a riqueza de uma obra literária. Espero que estes pequenos textos tenham cumprido a sua tarefa, a tarefa de os fazer viajar no mundo maravilhoso da imaginação.

A ciência tem-se, ao longo dos séculos, esforçado para encontrar respostas para os enigmas que vão surgindo no seu caminho tendo conseguido explicar muita coisa. No entanto, há coisas para as quais não há ainda explicação e que representam grandes mistérios. Ainda bem que os há e que podemos dar à nossa imaginação o alimento que lhe permite ainda sonhar.

CMB 2013-03-12

You must be logged in to post a comment Login