Os alunos de duas turmas do 3º e 4º anos da Escola Básica de Santo António da Charneca percorreram, hoje, dia 14 de março, a ruas da freguesia, distribuindo cerca de 500 folhetos, com o objetivo de sensibilizar a população para os problemas provocados pelos dejetos caninos, nas ruas do Concelho. “Onde eu brincar, o cocó tens de apanhar!” é o mote da campanha, promovida pela Câmara Municipal do Barreiro, em colaboração com as escolas básicas do 1º ciclo.
A campanha conta com a colaboração dos alunos do 1º ciclo das escolas do Concelho do Barreiro, na produção dos desenhos que compõem a imagem e na entrega dos folhetos informativos à população.
Na primeira Freguesia onde foi distribuído o folheto – Santo António da Charneca – os alunos, além de entregarem folhetos, colocaram em caixas do correio e no comércio e, ao longo do percurso, entoaram o slogan da campanha “Onde eu brincar, o cocó tens de apanhar!”
Nas outras freguesias, os alunos dos restantes agrupamentos estão também a elaborar desenhos para a campanha. Posteriormente, serão também esses alunos a entregar os folhetos, nas ruas, à população.
No início da iniciativa, a Vereadora Sofia Martins, responsável pelo Departamento de Águas e Resíduos, lembrou que a ideia desta campanha surgiu precisamente numa conversa com os alunos de Santo António que se queixaram da quantidade de dejetos nas ruas da Freguesia, nomeadamente junto à escola.
O texto do folheto refere:
Os dejetos caninos nos locais públicos são um grave problema de:
– Imagem;
– Higiene;
– Saúde Pública.
São responsáveis pela transmissão de diversas doenças a animais e às pessoas, especialmente a nós, crianças, que brincamos em parques e jardins, onde por vezes encontramos ‘presentes’ deixados pelos cães que não são apanhados pelos seus donos. Sabia que basta um breve contacto com uma situação destas para podermos contrair doenças graves e, em alguns dos casos, até mesmo fatais?
Algumas das doenças mais comuns provocadas por parasitas:
Hidatidose – Muito grave para a saúde humana, dado que se aloja preferencialmente no fígado e nos pulmões;
Toxocarose: uma das mais comuns, transmite-se por via oral e pode levar à perda de visão;
Doenças infeciosas: conduzem muitas vezes a infeções gastrointestinais que requerem cuidados médicos continuados.
Quando levar o seu cão a passear, lembre-se, leve sempre um saco para apanhar o cocó, porque o espaço público é de todos e TODOS devemos cuidar dele!
O Ambiente agradece e nós – as Crianças – também!
CMB 2013-03-14
You must be logged in to post a comment Login