No Município da Moita “A Verdadeira História da Tomada do Carvalhal” assinala Dia Mundial do Teatro

No Município da Moita “A Verdadeira História da Tomada do Carvalhal” assinala Dia Mundial do Teatro

A_VERDADEIRA_HISTORIA_DA_TOMADA_DO_CARVALHAL2 Para comemorar o Dia Mundial do Teatro, a Câmara Municipal propõe a peça “A Verdadeira História da Tomada do Carvalhal”, pela ESTE – Estação Teatral, no dia 22 de março, pela 22:00h, no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira.

“– De quem é o Carvalhal?

– É do Senhor Garrett…

Em 1890, a família Garrett era uma das mais importantes do distrito de Castelo Branco. Explorava as pastagens do Carvalhal, em Souto da Casa, no Fundão, e a Irmandade do Santíssimo as castanhas. O povo do Souto da Casa, por sua vez, detinha o cultivo da terra. Mas houve uma época em que o rico proprietário incumbiu o seu feitor, António Antunes Aquém, de ocupar todos os terrenos e não deixar que se cultivasse. Então, os sinos tocaram a rebate, o povo juntou-se e Aquém, desde o alto da Serra até ao povoado, foi obrigado a carregar um pesado tronco de castanheiro às costas.

A ESTE – Estação Teatral encontra nesta já lendária história da sua região o rudimento para criar um novo espetáculo, transmitindo assim as bases da sua teatralidade. Numa comunicação direta, onde o Teatro se faz com o espetador, o gesto, o movimento, a ação e a música dos bombos e do pífaro expressam a força telúrica de uma história regional que serviu de inspiração para a Revolução dos Cravos, em Abril de 1974, e se nos depara hoje como feliz metáfora de uma sociedade que permite com assustadora passividade que poucos Garrett’s fiquem com todas as castanhas…”

A entrada é gratuita.

Câmara Municipal da Moita

You must be logged in to post a comment Login