MCSPFB, entrega processos para Classificação do Património Ferroviário do Barreiro

MCSPFB, entrega processos para Classificação do Património Ferroviário do Barreiro

logo5MOVIMENTO CÍVICO DE SALVAGUARDA DO PATRIMÓNIO FERROVIÁRIO DO BARREIRO

COMUNICADO Nº 3
“ A memória é émulo do tempo, mas o tempo joga contra a memória”
1.     O Património Arqueológico Industrial do Barreiro, incluindo o Património Ferroviário, pode ser devidamente preservado sem a sua classificação patrimonial?
Pode! Mas não será a mesma coisa para a fundamental e inestimável protecção legal, resultante da classificação como património nacional, de interesse público ou de interesse municipal e regional.
Em tempos de loucura neoliberal, em que as medidas de índole tecnocrática (e autocrática!), subvertem a visão humanista e as orientações para o desenvolvimento harmonioso no interesse local e nacional, a preservação da memória tem a dimensão patriótica que falta às políticas de retrocesso civilizacional e de empobrecimento do País.
2.     Correram bem as audiências programadas para a entrega da Petição Pública e da documentação legalmente exigida para a classificação dos principais elementos do património ferroviário:
– Estação Ferro – Fluvial (de Miguel Pais). – Oficinas dos Caminhos de Ferro e Estação Primitiva. – Bairro Ferroviário e Palácio do Coimbra. – Rotunda Ferroviária e Armazém Regional.
* A REFER mostrou-se disposta a apoiar o processo de classificação e, numa iniciativa inédita entre nós, a celebrar um protocolo para a cedência a várias associações, da antiga estação e armazém do Lavradio.
* O Museu Nacional Ferroviário, reconheceu a falta de um Núcleo Museológico no Barreiro, dispondo-se a apoiar o processo de classificação em curso.
* A Câmara Municipal do Barreiro, que tem feito esforços institucionais neste desiderato, irá pronunciar-se institucionalmente sobre o processo de classificação quando for chamada para tal.
Entretanto, a pedido das três associações intervenientes, a CMB irá analisar o processo protocolar com a REFER e decidir da sua comparticipação regulamentar nos programas de recuperação, de actividades e de animação dos espaços da antiga estação do Lavradio.
*A Assembleia Municipal do Barreiro e a CP, não responderam ao pedido de reunião.
3. O IGESPAR, agora denominado Instituto do Património Cultural, recebeu-nos cordialmente e comprometeu-se com a tramitação legal do processo apresentado pelo MCSPFB, de classificação dos referidos elementos do Património Ferroviário do Barreiro.
O processo será instruído segundo as hipóteses de classificação referidas (Monumento Nacional, de Interesse Público ou de Interesse Municipal e Regional), e passará necessariamente pelas informações da CMB, da REFER e da CP. Será factor abonatório a junção de outros pareceres positivos e nobilitantes, de especialistas ou entidades relacionadas com o assunto.
No diálogo com o representante do IPC, tomámos conhecimento de um levantamento/inventário do Património Arqueológico Industrial restante, feito em devido tempo pelo IGESPAR e ficou afirmada a vontade de se envidarem esforços para a classificação dos riquíssimos elementos desse património.
4. Com a experiência vivida de trabalho voluntário e dedicado no    dia B, em 4/5/13, e em jornadas subsequentes, na recuperação do  espaço da antiga Estação do Lavradio ( com dezenas de participantes),  abriu-se uma nova perspectiva de colaboração profícua com as autarquias do Barreiro.
Sendo desejo comum a defesa e a preservação do Património Arqueológico Industrial do Barreiro, o caminho sensível e necessário da classificação dos seus principais elementos, será uma senda exaltante e generosa na preservação da memória, como consciência inserida no tempo, integrado na construção de um desenvolvimento regional sustentado e harmonioso, que honre o passado e dignifique o presente de todos os barreirenses dispostos a trilhar os caminhos do futuro na Pátria incerta.
                                                 MCSPFB
José Encarnação
Armando Teixeira
Rosalina Carmona
Fernando Oliveira
Dores
Frederico Tavares
Júlio dias
Dulce reis
Rita dias

You must be logged in to post a comment Login