CICAMM – Centro de Interpretação do Campo Arqueológico da Mata da Machada abre ao público com visitas guiadas

CICAMM – Centro de Interpretação do Campo Arqueológico da Mata da Machada abre ao público com visitas guiadas

CICAMM_5Os alunos do 1º Ciclo da Escola Básica de Palhais viveram hoje, 11 de junho, um dia diferente. Foram os primeiros visitantes do Centro de Interpretação do Campo Arqueológico da Mata da Machada (CICAMM) aberto agora ao público com visitas guiadas por marcação, no âmbito da Rota do Trabalho e da Indústria promovida pela Câmara Municipal do Barreiro (CMB).

Presentes na ocasião estiveram o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, as Vereadoras Regina Janeiro, Sofia Martins e Olga Paredes, o Presidente da Junta de Freguesia de Palhais, Júlio Rebelo, o 2º Comandante da Escola de Fuzileiros, Santos Madureira, entre vários funcionários da CMB.

Os técnicos do Município, Rosário Gil e António Camarão conduziram as visitas-guiadas à exposição patente ao público no CICAMM e ao local do antigo forno dos séculos XV-XVI, onde eram produzidas as várias peças de barro, entre as quais as formas de biscoito e as de pão de açúcar.

De referir que a mostra pretende ajudar na compreensão do que foi este complexo oleiro. Deste modo, é apresentada informação sobre a sua localização geográfica, a descrição de uma olaria dos séculos XV e XVI, o contexto histórico local, bem como o território, os recursos, as atitudes e hábitos alimentares e as cerâmicas de exportação.

Recorde-se que em 1981, na sequência de uma campanha arqueológica realizada sob responsabilidade de Cláudio Torres, foram encontrados os vestígios do que fora uma olaria com o seu forno cerâmico, na Mata da Machada.

…/…

Nesse local foram produzidas cerâmica de usos quotidiano (recipientes de uso doméstico, tais como lamparinas e material de cozinha) e cerâmica para exportação constituída por formas associadas ao fabrico do biscoito e formas de pão de açúcar.

Dirigindo-se aos cerca de 50 alunos, Carlos Humberto de Carvalho, perguntou-lhes se os pais e avós trabalharam na CUF, ou na CP, para lhes explicar que, comparativamente, “há muitos anos atrás existiam outras fábricas mais pequenas como esta olaria que aqui estava e onde se fabricavam as formas para o fabrico do biscoito”.

Desafiou-os, por último, a convidar todos os seus familiares a visitar o Centro.

De salientar que a criação do CICAMM é reflexo da política cultural de aproximação com a comunidade e constitui mais um contributo para a Rota do Trabalho e da Indústria do Barreiro.

O CICAMM dispõe de um programa de visitas guiadas dirigidas à população, para os próximos dias 30 de junho, 28 de julho, 25 de agosto, 22 de setembro – entre as 10h00 e as 12h00.

Marcações e informações no Posto de Turismo, no Mercado Municipal 1º de Maio, T: 210990837 (de terça a sábado das 9h30 às 13h00 e das 14h30 às 18h00).

CMB 2013-06-11

You must be logged in to post a comment Login