Foi apresentada ontem, 10 de julho, em conferência de imprensa, a composição da ‘Comissão de Festas do Barreiro 2013’. O encontro com a comunicação social teve lugar no secretariado das Festas e logo após a assinatura da Ata da constituição da respetiva Comissão. A sua natureza jurídica é a de – associação – sem fins lucrativos e com a duração de quatro meses durante os quais irá envidar esforços para realizar as Festas do Barreiro 2013, em estreita articulação com a igreja da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário.
Regina Janeiro, Vereadora da Cultura e Presidente da Direção da Comissão, em representação do Município do Barreiro, explicou que em 2012 foi o ‘ano zero’, no que respeita à existência de uma Comissão de Festas. Em 2013, referiu, “temos uma Comissão muito mais alargada, organizada e diversificada”. Esta evolução surge no seguimento de várias reuniões, designadamente com o Movimento Associativo da freguesia do Barreiro pois a ideia é a de construir as Festas do Barreiro com as instituições, com as pessoas, com o movimento associativo, com as IPSS.
“Todos os que manifestaram vontade integram hoje esta Comissão de Festas”, salientou.
Assim, fazem parte da Comissão: o Município do Barreiro; a Junta de Freguesia do Barreiro; a Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros”; o Moto Clube do Barreiro; a Associação de Mulheres com Patologia Mamária; o Jardim de Infância D. Pedro V; a Banda Municipal do Barreiro; o Grupo de Dadores de Sangue do Concelho do Barreiro; Memória Colorida – Associação de Amigos da Colónia de Férias da CUF; o Grupo Desportivo 1º de Maio e a Gasoline – Associação Cultural e Desportiva.
Refira-se que estes elementos encontram-se distribuídos pelos órgãos sociais: ‘Assembleia Geral’ – ‘Direção’ e ‘Conselho Fiscal’.
À semelhança de anos anteriores, e de forma a ajudar no desempenho da Comissão, a Câmara Municipal do Barreiro continuará a prestar todo o apoio técnico e logístico necessário à realização das Festas.
FESTAS DO BARREIRO 2013 | DE 9 A 18 DE AGOSTO
A data de realização das Festas do Barreiro está já definida, disse Regina Janeiro. “Procurando como sempre que estas integrem o dia 15 de agosto, o dia da procissão. Então, têm início na sexta-feira dia 9, vindo a terminar no domingo, dia 18 de agosto”.
Relativamente aos espaços que são para manter e sem que o ‘desenho’ das Festas esteja completamente fechado, algumas decisões também já foram tomadas. Assim, os divertimentos manter-se-ão no mesmo espaço. A MEI – Mostra Empresarial e Institucional (com capacidade para integrar 60 stands e que já conta com muitos deles reservados), também funcionará no mesmo local que de há uns anos a esta parte e com animação todas as noites. As tasquinhas (que também já registam bastante procura) serão, igualmente, mantidas no mesmo local mas como uma novidade. Segundo disse Regina Janeiro, e já fruto de uma Comissão de Festas mais ampla, a discussão evoluiu no sentido do alargamento do horário de funcionamento das tasquinhas pois, “fomos alertados para o facto de, as muitas centenas de pessoas que saem da praia puderem lanchar, logo a partir das 18h00”.
O Palco das Marés vai, também ele, ficar sensivelmente, no mesmo espaço. Novidade, este ano, revelou a Vereadora da Cultura, “é o facto do espaço Juventude + Desporto ficar situado naquele que é o mais belo postal sobre Lisboa – a zona junto à piscina Municipal do Barreiro onde, inclusive, já existe uma pista de skate. Provavelmente os horários de funcionamento também irão sofrer alterações”.
Ainda não está fechado o espaço Criança e do Artesanato. Segundo a Vereadora para breve ficou agendada uma reunião com os vendedores ambulantes que, esses sim, terão de ser relocalizados, tendo em conta a compatibilização com as obras já concluídas no âmbito da candidatura REPARA, na rua (Bento de Jesus Caraça) junto à Escola Secundária Alfredo da Silva.
ESPETÁCULOS E PATROCÍNIOS
Ainda sem revelar a cargo de quem ficarão os espetáculos de abertura e de encerramento, Regina Janeiro anunciou, grosso modo, as temáticas de algumas das noites das Festas.
Presenças como a Banda Municipal do Barreiro, no palco principal, já é certa, bem como os “Colectivo Alburrica” e “Crooner Vieira”, a par de uma noite dedicada à Dança e outra dedicada ao Fado (com José Manuel Barreto). Soma-se a estas, a participação dos “Companhia Limitada” num espetáculo de homenagem aos ‘Bee Gees’.
Os patrocínios, num ano de grandes dificuldades financeiras, estão para já assegurados por parte da «Baía Tejo» e «Forum Barreiro».
Raul Malacão, na qualidade de Presidente da Assembleia Geral da Comissão de Festas 2013 e como representante da Junta de Freguesia do Barreiro endereçou a todos os restantes membros desta Comissão votos de bom trabalho. “Desejo que todos consigamos levar a bom porto a realização destas Festas da nossa Terra. Julgo que o faremos com a mesma determinação que estamos habituados a superar dificuldades na nossa vida profissional”.
Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da Autarquia, salientou que os dez dias de realização das Festas do Barreiro são sempre uma oportunidade para encontros, reencontros e revisitação da cidade e do Concelho.
“Momentos de descompressão”
O Autarca considera que estes momentos de convívio são mais necessários em períodos tão exigentes da nossa vida pessoal e da vida das próprias intuições. “Considero que as Festas são um ponto de encontro para em conjunto convivermos, conversarmos e rever amizades”.
Carlos Humberto de Carvalho também considera que as Festas têm evoluído no sentido da diversificação e de novos espaços. “As Festas hoje são mais ricas”, disse, para acrescentar que “a partilhar de mais vontades também me parece ser um fator muito positivo e interessante. A forma como a Comissão é construída é disso um bom exemplo. O ano passado eram 4 entidades, este ano são 11”.
Para terminar, não quis deixar de salientar dois aspetos. “Em grande medida vamos aproveitar as Festas para valorizar o património industrial – o tema é – A Rota do Trabalho e da Indústria. E isso parece-me muito importante pois vem do passado, está no presente e marcará o futuro. E outro aspeto que considero importante é o facto de termos quase completamente requalificado aquele espaço de acesso a Alburrica. O passadiço para os Moinhos não estará pronto, mas vai estar em obra e já de forma adiantada”.
À Comissão de Festa desejou ‘êxito’ para que consiga realizar tudo aquilo a que se propõe e aos barreirenses enviou votos para que consigam aproveitar os dez dias de festas, para descomprimir, conviver, recordar e carregarem ‘baterias’ para os dias que se lhes seguem. “As Festas também podem ser, elas próprias, um incentivo, ao período de dificuldades que atravessamos”.
CMB 2013-07-11
You must be logged in to post a comment Login