A Biblioteca Municipal do Barreiro vai acolher, até ao final de setembro, uma exposição com trabalhos das escolas do Concelho do Barreiro participantes na edição deste ano, a 4ª, de Kid’s Guernica – Setúbal. A mostra pode ser visitada no horário da Biblioteca. Em agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h45. Em setembro, segunda-feira, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h45; de terça a sexta-feira, das 9h30 às 19h45.
“Água. Fonte de Paz” é o mote desta edição 2012/2013, que remete para o Ano Internacional da Cooperação pela Água, assinalado este ano.
Participaram no projeto as escolas básicas 2/3 Padre Abílio Mendes, Quinta da Lomba e Luís Mendonça Furtado, e a Secundária de Santo André. Na Biblioteca Municipal estão patentes ao público 75 trabalhos, representativos da participação barreirense no projeto.
A Biblioteca Municipal do Barreiro está situada na Rua da Bandeira, Urbanização do Palácio do Coimbra. Freguesia do Barreiro. Telefone: 21 096 65 37 (Receção). E-mail: biblioteca.municipal@cm-barreiro.pt.
Sinopse
De salientar que o Projeto multicultural internacional “Kid’s Guernica” surgiu em 1995 para assinalar o fim da II Guerra Mundial e evocar os valores da paz e da não-violência e, desde então, já percorreu dezenas de países, onde crianças e jovens, dos nove aos 18 anos, criaram mais de 50 quadros, com a dimensão de «Guernica» (3,5X7,8m) de Picasso e com os mesmos objetivos desse ícone universal da paz em que se veio a tornar.
Partilhando dos valores dos seus autores (Tom Andersen e Tadash Yasuda), a AMRS – Associação de Municípios da Região de Setúbal acolheu a realização do projeto na região de Setúbal, em 2005 – dirigido aos alunos que frequentem escolas da região de Setúbal, cujos municípios integram a AMRS.
«A proposta deste ano passa pela “criação de uma tela que simbolize, com plena liberdade pictórica, os valores da cooperação pela água nas suas múltiplas dimensões: culturais, educacionais, cientificas, religiosas, éticas, sociais e políticas, tendo presente a sua relevância como elemento fundamental na vida humana. Bem comum, deve ser preservada enquanto fonte de paz e não de conflitos, na igualdade de direitos, solidariedade e partilha.”»
Fonte: http://www.amrs.pt/pt/conteudos/noticias+e+eventos/noticias/Kids+Guernica+12-13.htm
CMB 2013-08-01
You must be logged in to post a comment Login