“O processo de construção das Festas do Barreiro 2013 tem sido um desafio aliciante”, disse Regina Janeiro
Programa 2013 ver aqui: Programa – FESTAS DO BARREIRO 2013 – conferencia
A Comissão de Festas do Barreiro de 2013, responsável pela organização deste evento, que decorre no Concelho entre 9 e 18 de agosto, apresentou esta segunda-feira, 5 de agosto, em Conferência de Imprensa, a programação completa do certame. Regina Janeiro, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal do Barreiro, entidade que, simultaneamente, preside a Comissão de Festas, fez ‘as honras da casa’ e disse que, a quatro dias da inauguração, a capacidade da MEI – Mostra Empresarial e Institucional está esgotada, as tasquinhas e o artesanato aumentaram o número de participantes e, se assim o desejarem, os comerciantes da freguesia do Barreiro podem praticar o mesmo horário das Festas de forma a diversificar a oferta aos visitantes.
A ideia de que as Festas do Barreiro são UM TODO e não o mero somatório das partes foi outro dos aspetos valorizados pela presidente da Comissão, Regina Janeiro, que aproveitou o momento para agradecer, pessoal e profissionalmente, às restantes dez instituições que, em conjunto, têm construído as Festas. “Mais do que receber, qualquer destas entidades está a dar. A dar do seu tempo, a dar da sua disponibilidade”.
O recinto no qual as Festas têm habitualmente lugar, Praça Bento de Jesus Caraça e zonas adjacentes, tem, atualmente, obra feita. “O terreno está requalificado e aproxima grandemente a cidade do Rio. Este ano e como mais-valia, as Festas vão permitir a todos os visitantes o contacto e o conhecimento das obras que ali foram ou estão a ser feitas”, disse Regina Janeiro.
A grande preocupação com a redução de custos permite dizer, embora sem as contas fechadas, que, “à semelhança do ano anterior, não devemos ultrapassar os 100 mil euros”.
Em relação ao Cartaz dos palcos (que segue na íntegra, em anexo), a presidente da Comissão de Festas do Barreiro 2013 valorizou a diversidade da oferta cultural que procura dar resposta a diferentes públicos e chamou a atenção para o facto de, uma vez mais, existirem os palcos da MEI, das Tasquinhas, da Juventude e o palco das Marés.
Em relação às exposições patentes no recinto da MEI (Exposição sobre a candidatura REPARA) e no recinto das Festas (Exposição sobre a ROTA DO TRABALHO E DA INDÚSTRIA DO BARREIRO), Regina Janeiro fez saber que, no primeiro caso – REPARA – as Festas serão palco para, no dia 12 agosto, pelas 18h30, ‘Reparar no REPARA’ – uma reunião com a população sobre a candidatura REPARA – Regeneração Programada da Área Ribeirinha de Alburrica, com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro. Em relação à exposição que dá o mote às Festas, o tema ROTA DO TRABALHO E DA INDÚSTRIA DO BARREIRO terá destaque acrescido através de um espetáculo de dança, pelas 22h00 de 11 de agosto, no Palco das Marés, e através de um programa de visitas (incluso no programa geral das Festas).
Presente na Conferência de Imprensa esteve, também, o Reitor da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Padre António Estêvão, que contextualizou, no tempo e na história, a devoção da comunidade cristã a Nossa Senhora do Rosário. De acordo com o Reitor e sendo que “todo o ser humano é religioso e passa pela realidade da oração, ainda que possa professar a sua devoção de diferentes formas”, as “Festas religiosas existirão sempre”. Este ano, a programação abre, em simultâneo com a programação não religiosa e fecha depois dela, a 19 de agosto. “Vamos servir esta cidade, os seus habitantes e os seus visitantes com a oração e com a riqueza da nossa fé”, disse o Reitor.
(a programação religiosa faz parte integrante do programa das Festas que segue em anexo)
Programa – FESTAS DO BARREIRO 2013 – conferencia
“Temos direito à alegria, ao convívio e à diversão”, disse Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da Câmara Municipal do Barreiro.
De acordo com o Autarca, as Festas são momentos onde se (re)ganham forças e entusiasmo e onde podemos recarregar baterias.
Se tivermos em conta o contexto económico do Concelho, da Região e do País, “as Festas são construídas numa perspetiva de combate. Realizar as Festas do Barreiro é um ato de combate e de afirmação”, reafirmou.
Para concluir e porque considera que as Festas são, ainda que de forma parcial, “o reflexo das vivências do Concelho”, Carlos Humberto de Carvalho deixou o convite (ele próprio lhe chamou de «apelo») para que o maior número de pessoas possível as possa vir visitar.
“A todos, mas mesmo a TODOS, os que constroem as Festas, estes dez dias de intensa e criativa atividade, o nosso muito obrigado!”.
Programa – FESTAS DO BARREIRO 2013 – conferencia
CMB 2013-08-05
You must be logged in to post a comment Login