Os Bombeiros Voluntários do Sul Sueste (Barreiro) realizaram no passado dia 10 de outubro, no âmbito do Plano de Emergência Interno da LBC Tanquipor, um exercício de simulacro de derrame não controlado de gasolina.
O exercício foi concretizado perante um cenário simulado de rotura total da flange de saída de um tanque, ocasionando o derrame não controlado de gasolina.
No Simulacro, participaram um total de 27 Elementos do Corpo de Bombeiros do Sul e Sueste (2 Elementos de Comando, 2 Subchefes e 23 bombeiros) e 9 Veículos (2 VCOT, 1 VLCI, 1 VUCI, 1 VTTU, 1 VTGC e 3 ABSC).
Ao Simulacro assistiu a CODIS de Setúbal, acompanhada de Técnicos da ANPC, tendo na ocasião sido posto à prova um novo sistema de Gestão de Informação Operacional, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros do Sul e Sueste, aproveitando a potencialidade do novo Veículo de Comando Operacional Tático (VCOT 03), e que, utilizando tecnologias simples e intuitivas, permite melhorar a Capacidade de Comando e Controlo, assegurando uma melhor gestão dos Teatros de Operações.
O simulacro teve como objetivo a prevenção e o controlo dos perigos associados a acidentes graves que possam envolver substâncias perigosas armazenadas no complexo industrial da LBC Tanquipor.
BVSS, 2013-10-11
You must be logged in to post a comment Login