A Regeneração Urbana do Centro do Barreiro conquistou o 1º lugar nacional dos Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial 2010-2011 do IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, categoria “Desenvolvimento do Ambiente Empresarial”. Este projecto resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal do Barreiro (CMB) e a Multi Development.
A cerimónia decorreu na tarde de terça-feira, 15 de Fevereiro, no Auditório da Lispólis, Pólo Tecnológico de Lisboa. A parceria barreirense esteve representada pelo Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, o Vereador do Planeamento, Rui Lopo, a adjunta do Presidente, Márcia Calafate, o técnico da Autarquia Emanuel Santos, o Managing Director da Southern Europe Multi Mall Development, Matias Lopes, e João Martins, da Multi Mall Management.
“É o reconhecimento que a regeneração do ambiente urbano da cidade é um factor de sucesso nas diferentes dinâmicas que promove”, afirmou, no final da cerimónia, o Vereador do Planeamento da CMB. O Prémio é, conforme Rui Lopo referiu, um “reconhecimento do trabalho promovido pela CMB, Multi Mall Development e Multi Mall Management”.
O Vereador sublinhou ainda a “aposta de revitalização” do eixo da Avenida Alfredo da Silva, nomeadamente do Mercado Municipal 1º de Maio, Largo do Mercado – eventualmente, assumindo “novas funções” -, e toda a Rua Stara Zagora.
Os restantes vencedores nacionais dos European Enterprise Awards foram “Uma Estratégia Nacional para a Biotecnologia”, promovido pela Câmara Municipal de Cantanhede em parceria com a APBio – Associação Portuguesa de Bioindústrias (categoria “Promoção do espírito empresarial”); “Escolas Empreendedoras em Cascais”, da Agência DNA Cascais em parceria com a Câmara Municipal de Cascais (categoria “Investimento em qualificações”); “Science4You, SA”, da Science4You, SA em parceria com o ICAT/FCUL – Instituto da Ciência Aplicada e Tecnologia/Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (categoria “Apoio à internacionalização do negócio”); “Horta à Porta – Hortas Biológicas da Região do Porto”, da LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto (categoria “Iniciativa empresarial responsável e inclusiva”).
Na cerimónia estiveram o Presidente do Conselho Directivo do IAPMEI, Luís Filipe Costa, a Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, Margarida Marques, e, os membros do Júri – os presidentes da GALP, Francisco Murteira Nabo, e do INA, Francisco Ramos, Celeste Hagatong, Vogal da Comissão Executiva do BPI, António Alfaiate, em representação do Presidente da CIP, e Dina Ferreira, em representação do Presidente do Instituto Financeiro para o Desenvolvimento Regional -, das mãos dos quais foram entregues os diplomas de participação e, por fim, prémios.
Na abertura o Presidente do IAPMEI, o Presidente do Conselho Directivo do IAPMEI reconheceu a tendência, ao longo dos anos, de “projectos altamente meritórios” “de Norte a Sul do País”.
Candidataram, este ano, ao Prémio, lançado em 2006 pela Comissão Europeia (CE), 39 projectos.
A Chefe da Representação da CE em Portugal recordou o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo como vectores da Estratégia Europa 2020, lançada pela CE.
Dos vencedores foram seleccionados para representar Portugal na final Europeia dos European Enterprise Awards 2011 os Projectos “Uma estratégia Nacional para a Biotecnologia” e “Horta à Porta – Hortas Biológicas da Região do Porto”.
Os Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial foram criados pela Comissão Europeia para distinguir as melhores práticas na promoção do espírito empreendedor na Europa.
CMB 2011-02-17
You must be logged in to post a comment Login