‘POR UM BARREIRO SAUDÁVEL’A Quinzena da Saúde, da Solidariedade e do Voluntariado chega hoje, dia 15 de Abril, ao fim com o ‘Espectáculo Solidário Intergeracional’ a realizar a partir das 21h00 no Auditório da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro/IPS – Instituto Politécnico de Setúbal. Para trás ficam dias recheados de iniciativas que integraram aulas abertas, debates, rastreios, visitas, caminhadas, entre outras actividades, um pouco por todo o Concelho.
Em encontro com a comunicação social, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, e a Vereadora responsável pela Intervenção Social e Educação, Regina Janeiro, fizeram o balanço desta Quinzena, perspectivando caminhos a trilhar num futuro próximo. Presentes estiveram também Otília Dias, Directora da EST Barreiro e Gabriela Colaço da Escola Superior de Saúde do IPS.
2009 – Adesão do Município do Barreiro à Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis
Em relação às áreas directamente relacionadas com a sua esfera de acção a Vereadora chamou a atenção para as questões que influenciam a promoção da Saúde num ‘Barreiro Saudável’. Neste sentido defendeu a promoção da actividade física regular ao longo do tempo, desde o pré-escolar. Designadamente nos seniores, salientou que no Concelho mais de mil praticam regularmente ginástica e hidroginástica. Através da UTIB – Universidade da Terceira Idade do Barreiro, referiu que a Autarquia também pretende assegurar condições para um envelhecimento saudável promovendo espaços de convívio e de lazer.
No apoio à criação de equipamentos para a infância, Regina Janeiro recordou que em 2010, na Rede Solidária, abriram quatro novas Creches e sete salas para o Pré-escolar, prevendo-se no próximo ano a abertura de mais uma creche, no âmbito do Programa PARES. Na Rede Pública abriram seis salas de Pré-escolar e vão abrir mais duas (de quatro novas salas) na escola n.º 9 do Alto Seixalinho (aguarda-se somente a colocação de educadores). Estes números significam que no Barreiro “atingimos uma taxa de cobertura em creche de 33.4% ultrapassando a meta de Barcelona definida (33.3%). No pré-escolar o conjunto da Rede Solidária com a Rede Pública atinge 71,2%. Se a este n.º somarmos a Rede Privada Lucrativa a nossa taxa de cobertura concelhia atinge os 94.5%”.
1/4 dos Barreirenses Sem Médico de Família
Ainda na área da Saúde, a Vereadora chamou a atenção para o ‘Observatório Municipal de Saúde’ que tem permitido analisar, perspectivar e encaminhar as preocupações e propostas de solução para a melhoria da prestação dos cuidados de Saúde no Concelho. Regina Janeiro, recordou, as recentes reuniões com a ministra da Saúde e as reuniões realizadas posteriormente com o Centro Hospitalar Barreiro/Montijo e com o Agrupamento dos Centros de Saúde do Arco Ribeirinho onde “tivemos oportunidade de reafirmar a importância do Serviço Nacional de Saúde e a sua defesa, sempre presente nas posições assumidas pelo Município do Barreiro, assim como a qualidade e empenho dos seus profissionais”.
Ao nível dos Cuidados de Saúde Primários, referiu que a maior preocupação vai para a falta de médicos de família no Concelho uma vez que mais de 20.000, (um quarto) da população barreirense, não tem médico de família. Neste ponto do discurso Regina Janeiro salientou a importância da solução encontrada pela Autarquia que propôs ao ACES e ARS de Setúbal o aproveitamento de toda a parte superior do Pingo Doce no Terminal Fluvial para instalação de uma nova unidade que servirá a Freguesia da Verderena. Contudo, disse, as instalações da Av. do Bocage não reúnem condições de funcionamento de uma unidade de saúde, e é urgente encontrar alternativas que permitam assegurar a prestação de cuidados aos utentes designadamente da Freguesia do Alto Seixalinho. Ao mesmo tempo que também se impõe a construção de um Centro de Saúde, na Freguesia de Santo António da Charneca.
A Solidariedade e o Voluntariado
Em relação à Quinzena e na sequência da Jornada Social e do Encontro sobre Economia Social realizados, a Vereadora afirmou claramente que o objectivo, através das visitas e das reuniões realizadas, foi o de auscultar os agentes sociais locais que, no terreno se empenham na resolução de problemas que afectam diariamente a população do Concelho. Por outro lado, nas reuniões temáticas realizadas sobre “O Banco de Ajudas Técnicas”, os “Apoios Solidários/Oficinas Solidárias”, os “Bancos de Recursos/Lojas Sociais”, “privilegiámos o diálogo, a troca de ideias e perspectivámos o trabalho futuro devidamente articulado entre todos os parceiros que desenvolvem estas acções”.
Antes de terminar, Regina Janeiro realçou a rica e frutuosa experiência do trabalho realizado em parceria na Quinzena com a Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do IPS, e em especial a excelente colaboração da Associação de Estudantes e da Tuna – ESTUNA “que potenciaram dias diferentes de aprendizagem solidária entre jovens e seniores” e também com a Escola Superior de Saúde do IPS através do envolvimento da professora e alunos do curso de Fisioterapia.
Carlos Humberto de Carvalho, Presidente da Autarquia, salientou a evolução desta iniciativa que inicialmente era uma ‘Semana da Saúde’, depois foi alargada para a ‘Saúde e Solidariedade’ e hoje é uma quinzena da ‘Saúde, Solidariedade e Voluntariado’. Na sua opinião, e porque o Concelho e a Cidade se constroem com TODOS “é este o caminho”. Trata-se, sem dúvida, de um esforço permanente mas, segundo o Presidente “é preciso continuar a aprofundar este caminho e onde devemos, aliás, ir mais longe, designadamente, na colaboração com as escolas”.
A visão aberta e integrada que é necessário ter, a propósito de cada uma das acções, também foi salientada por Carlos Humberto de Carvalho, pois, disse, “importa cada vez mais colocarmos as entidades a cooperar umas com as outras no sentido de todos darmos contributos para um objectivo central – um Concelho mais desenvolvido, com pessoas com melhor qualidade de vida e com uma sociedade cada vez mas sustentável”. Neste aspecto chamou a atenção para o esforço que tem sido feito para atingir o bem-estar integrado das populações através das acções que se desenvolvem na cidade, ao nível do Planeamento Urbano, por exemplo, da Mobilidade, das Acessibilidades, ou ao nível do investimento que tem sido feito nas Águas e Saneamento, ou com a entrada em funcionamento da ETAR do Barreiro/Moita, etc.,. “Tudo isto são contributos para este grande objectivo que consiste em termos uma Cidade Saudável a todos os níveis” afirmou o Presidente.
Recorde-se que a QUINZENA DA SAÚDE, DA SOLIDARIEDADE E DO VOLUNTARIADO foi uma organização da Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Escola Superior de Tecnologia do Barreiro/Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) e Escola Superior de Saúde/IPS, com a colaboração do Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho. Nela participaram Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações de Reformados, UTIB – Universidade da Terceira Idade do Barreiro e juntas de Freguesia do Concelho.
CMB 2011-04-15
You must be logged in to post a comment Login