Câmara aprova Programa de Apoio à Investigação e Divulgação “Moita Património”

Câmara aprova Programa de Apoio à Investigação e Divulgação “Moita Património”

Igreja de Alhos VedrosMais um passo na valorização da História e Património local

Na sua reunião de ontem, dia 15 de janeiro, realizada nos Paços do Concelho, a Câmara Municipal da Moita aprovou, entre outras propostas, o Programa Municipal de Apoio à Investigação e Divulgação “Moita Património”, a atribuição de apoios financeiros diversos ao movimento associativo e as alterações de trânsito na Rua dos Açores e Rua Aquilino Ribeiro, na freguesia da Baixa da Banheira, e na Avenida Dr. Teófilo Braga, na Moita.

Valorizar e preservar a identidade do concelho

“Moita Património” assim se chama o Programa Municipal de Apoio à Investigação e Divulgação que a Câmara da Moita aprovou nesta reunião. Este programa surge com o objetivo de incentivar o estudo e a divulgação do Património e da História Local, criando um mecanismo de apoio, no valor total de 10 000 euros, que estimule a investigação, criação e edição, fomentando, desta forma, o aparecimento de novos trabalhos e projetos nestas áreas, com ênfase na história local, arqueologia e etnografia do concelho da Moita.

Podem candidatar-se a este programa investigadores e autores a residir em Portugal e com mais de 18 anos, associações, instituições particulares de solidariedade social e entidades e estruturas profissionais, nas áreas da cultura e do ensino. Os trabalhos apresentados têm de ser inéditos, com interesse para divulgação aos munícipes e que projetem o Município da Moita.

A Câmara Municipal pretende que este programa de incentivo tenha uma periodicidade bienal, podendo a temática variar de edição para edição.

Consulte todas os requisitos do Programa Municipal de Apoio à Investigação e Divulgação “Moita Património” em www.cm-moita.pt.

Esta proposta foi aprovada por unanimidade.

Apoios financeiros para movimento associativo

O Programa de Intervenção Municipal para o Movimento Associativo prevê a atribuição de apoios financeiros para a realização de atividades regulares e concretização de projetos relevantes, nomeadamente para deslocações em representação do Município da Moita e também para pequenas obras de manutenção.

Assim, foi aprovada, por unanimidade, a atribuição dos seguintes apoios financeiros:

– Sociedade Filarmónica Estrela Moitense – 1 500 euros para minimizar os custos da deslocação de sete ginastas da classe de competição ao Campeonato do Mundo que se realizou em novembro, na Bulgária;

– Academia Musical e Recreativa 8 de Janeiro – 146, 79 euros destinados a custear trabalhos urgentes de manutenção das mesas utilizadas para os treinos e torneios de Ténis de Mesa, uma das suas principais modalidades;

– Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia – 200 euros para apoiar a sua deslocação ao Festival de Folclores em São Vicente de Alcântara, em Espanha.

Alterações de trânsito

Com o objetivo de facilitar a circulação rodoviária e aumentar o número de lugares de estacionamento, a Rua dos Açores, no troço compreendido entre a Rua Eng. Júlio Martins e a Rua 5 de Outubro, no sentido Avenida Capitães de Abril – Rua de Damão, na Baixa da Banheira, passa, a partir do dia 29 de janeiro, de dois sentidos para via de sentido único.

Ainda na freguesia da Baixa da Banheira, a Rua Aquilino Ribeiro deixa também de ter dois sentidos e passa também a ter sentido único. Esta alteração entra igualmente em vigor no dia 29 de janeiro.

Também com o intuito de facilitar a circulação rodoviária, eliminando os pontos de conflito na inversão do sentido de marcha nos cruzamentos com a Rua João da Nova e a Rua do Parque, na Avenida Dr. Teófilo Braga, na Moita, a partir do dia 29 de janeiro, passa a ser proibido efetuar a inversão de marcha nos dois cruzamentos desta avenida.

Estas propostas de alteração de trânsito foram aprovadas por unanimidade.

Câmara Municipal da Moita

You must be logged in to post a comment Login