Integração social, escolar e/ou profissional é o objectivo
A Câmara Municipal do Barreiro, entidade parceira do Projeto Trilhos-E5G, esteve, hoje, 10 de fevereiro, representada na assinatura do Relatório de Avaliação 2013, pelo seu Presidente Carlos Humberto de Carvalho, e pela Vereadora Regina Janeiro, responsável pela área da Intervenção Social e Educação. Este documento revela que, após o primeiro ano de execução, o projeto foi extensível a 477 indivíduos da freguesia do Alto do Seixalinho, envolveu 75 familiares e contou com a participação de 19 técnicos.
Esta sessão teve lugar nas instalações/sede da União das freguesias do Alto do Seixalinho, Santo André e Verderena, localizadas na Rua Bartolomeu Dias, e contou com a presença do Presidente da União, Carlos Moreira, que destacou a importância e o interesse do Projeto Trilhos no desenvolvimento individual e coletivo dos jovens. “Estamos envolvidos neste projeto, enquanto pólo de ligação entre todos os que nele participam”, disse o Autarca.
Na opinião de Carlos Humberto de Carvalho o que importa é conseguirmos resolver, ou atenuar problemas. Neste sentido, salientou, “o facto de juntarmos muitas vontades para procurarmos de forma mais sustentada dar contributos, é uma mais-valia. As respostas têm de ser, cada vez mais, conjuntas e integradas” defendeu. A terminar, o Presidente do Município sublinhou a importância deste trabalho em parceria.
De acordo com Susana Ramires, coordenadora do Trilhos-E5G, e apesar da atual sede (cedida pelo Futebol Clube Silveirense) não reunir todas as condições, o balanço do primeiro ano de funcionamento é muito positivo até porque o Trilhos envolveu um total de 457 indivíduos nas suas atividades. “Deste total, existem 50 pessoas acompanhadas sistematicamente, envolvemos 75 familiares e contamos com a participação de 19 técnicos”.
Com esta ação foram dados passos significativos para uma diminuição dos comportamentos de risco em contexto escolar e para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, com o objetivo de promover o sucesso escolar.
“Das 26 atividades previstas só uma não se realizou”, salientou a coordenadora afirmando que destas 26, doze encontram-se com execução acima da média prevista.
A somar a estas iniciativas e depois de informar de que o Trilhos não encerra, nem aos sábados, nem nas pausas letivas, Susana Ramires disse que também há um eixo de ação dedicado à empregabilidade e transição para a vida ativa, bem como reuniões de acompanhamento social promovidas semanalmente.
Por tudo isto e porque “vale a pena estarmos aqui a intervir”, Susana Ramires reafirmou que até 31 de dezembro de 2015, o Projeto Trilhos-E5G continuará a sua ação na freguesia do Alto do Seixalinho, Concelho do Barreiro.
Recorde-se que este é um projeto da 5.ª Geração do Programa Escolhas (2013-2015), promovido pelo Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita e gerido pela Associação VitaCaminho, ADPS, na freguesia do Alto do Seixalinho. Na sessão desta manhã e para proceder à assinatura do referido relatório para além dos representantes do Município do Barreiro, estiveram representantes das instituições que constituem o Consórcio do Trilhos-E5G, a saber: Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita (entidade promotora); VitaCaminho, ADPS (entidade gestora); IPDJ – Direção Regional de LVT; Junta de Freguesia do Alto do Seixalinho; CPCJ Barreiro; NÓS – CAFAP e RUMO.
CMB 2014-02-10
You must be logged in to post a comment Login