Apresentação Oficial das Festas do Barreiro 2014 com novidades

Apresentação Oficial das Festas do Barreiro 2014 com novidades

Festas do Barreiro 2014-Apresentacao Oficial88+ (2)As Festas do Barreiro 2014 tiveram a sua Apresentação Oficial, em Conferência de Imprensa, na tarde de ontem, quarta-feira, 26 de março. Na sessão, foram adiantadas várias novidades para a edição deste ano – com o “triplo mote” 50 Anos da realização dos Jogos Juvenis do Barreiro, 40 Anos do 25 de Abril, e 30 Anos de Elevação do Barreiro a Cidade –, que se realiza no período entre 8 e 17 de agosto.

Para coordenar a realização do evento – representativo de todo o Concelho, anualmente, um ponto de encontro, de convívio e de reencontro de amizades –, tal como nos anos mais recentes, foi constituída uma Comissão, em 2014 composta por 14 entidades – Associação do Comércio, Indústria e Serviços do Barreiro e Moita, Associação de Mulheres com Patologia Mamária, Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Barreiro – Corpo de Salvação Pública, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Sul e Sueste, Banda Municipal do Barreiro, Câmara Municipal do Barreiro (CMB), Gasoline – Associação Cultural e Desportiva, Instituto dos Ferroviários, Jardim-de-infância D. Pedro V, Memória Colorida – Associação de Amigos da Colónia de Férias da CUF, Moto Clube do Barreiro, Santa Casa da Misericórdia do Barreiro, Sociedade de Instrução e Recreio Barreirense “Os Penicheiros” e União das Freguesias de Barreiro e Lavradio –, número que ultrapassa o registo de todos os anteriores.

Na Sessão de Apresentação Oficial/Conferência de Imprensa marcaram presença o Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho, a Vereadora com o pelouro da Cultura, Regina Janeiro, representantes das entidades que integram a Comissão e jornalistas.

Outra novidade prende-se com a conceção da linha gráfica, que, este ano, será objeto de Concurso de Ideias, iniciado ontem, dia 26. A entrega de propostas deverá ser efetuada até às 24h00 GMT de 26 de maio de 2014. O Regulamento para a “seleção de 1 (uma) proposta criativa de imagem” encontra-se publicado no Sitio Oficial da Câmara Municipal do Barreiro (CMB) na Internet, páginahttp://www.cmbarreiro.pt/pt/conteudos/noticias+e+eventos/noticias/FESTAS+DO+BARREIRO2014+COM+

NOVIDADES+APRESENTACAO+26MAR.htm e em www.facebook.com/municipio.barreiro. Refira-se, ainda, que a própria Comissão de Festas criou o seu próprio logótipo.

Tal como nos últimos anos, durante o período das Festas, será alargado o horário do comércio na Freguesia, que permitirá aos proprietários/empresários optar por manter abertos os seus estabelecimentos. Com a intervenção de requalificação da zona ribeirinha do Concelho (no âmbito do projeto REPARA – Regeneração Programada da Área Ribeirinha), as Festas estarão, conforme referiu a Vereadora da Cultura, “mais presentes junto do Rio”.

Há três anos o “ano zero” com Comissão

“Fizemos há três anos aquilo a que chamamos ano zero”. A experiência da constituição da Comissão de Festas “foi tão boa”, que, disse Regina Janeiro, se repetiu em 2013. Aliás, enfatizou, a formalização da Comissão é, na sua opinião, a “primeira grande nota positiva” das Festas 2014, cujo grande “suporte” volta a ser os patrocínios.

Requalificação da zona ribeirinha permite “outro desenho das Festas”

O Presidente da CMB, por seu turno, sublinhou o modelo de realização adotado no evento, de “fazer as coisas com os outros, em conjunto” – mais um exemplo de estímulo à participação. E defendeu ser esse o caminho: “De envolver mais gente, de dar mais sustentabilidade”. O lançamento de um Concurso de Ideias para a criação da linha gráfica é, também, um reflexo dessa participação.

“Vamos fazer as Festas numa zona requalificada”, salientou Carlos Humberto de Carvalho – denominando-a de “zona nova” e “zona nobre”, “que vai permitir outro desenho das Festas”.

O Presidente reforçou o ponto de vista lúdico, do convívio, “da Festa”: “As Festas são esse espaço de encontro… mas, também, são um espaço de cultura”. “E queremos que seja um espaço de afirmação” da história, do presente e do projeto futuro – dos “sonhos”, rematou.

CMB 2014-03-27

You must be logged in to post a comment Login